Escudo do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)
O torcedor santista está ansioso para ver os primeiros passos do técnico Cleber Xavier à frente do time. Mesmo com pouco tempo de trabalho, ele já tomou decisões importantes para a estreia do Santos na Copa do Brasil 2025, nesta quinta-feira (2), às 18h, contra o CRB, na Vila Belmiro. E a principal delas é manter a base da equipe que perdeu para o Red Bull Bragantino, com apenas uma alteração.
No último treino antes do duelo, realizado na manhã desta quarta-feira no CT Rei Pelé, Cleber escalou o time com Gabriel Brazão; Aderlan, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; Diego Pituca, João Schmidt e Rollheiser; Gabriel Veron, Guilherme e Tiquinho Soares. A única mudança em relação à última partida foi a entrada de Aderlan no lugar de Luisão na lateral direita.
Sendo assim, a nova comissão técnica busca ajustes pontuais, sem promover uma reformulação completa logo de cara. Isso porque Cleber ainda está conhecendo o elenco e entende que é preciso dar tempo para a adaptação às suas ideias. Portanto, a prioridade imediata é exigir uma nova postura dos atletas dentro de campo.
Vale destacar que o Santos segue com desfalques importantes. Neymar (lesão na coxa esquerda), Soteldo (edema na perna esquerda), Barreal (lesão na coxa esquerda), Zé Rafael (em transição para o campo), Souza (lesão no tornozelo direito), Gabriel Bontempo (dores no adutor da coxa direita) e Thaciano (dores no tendão de Aquiles) continuam fora.
Com isso, Cleber precisa encontrar soluções dentro do grupo disponível. Além disso, o treinador já sinalizou que as mudanças estruturais e táticas mais profundas devem começar apenas a partir da próxima semana.
Do ponto de vista tático, a manutenção do 4-3-3 indica uma tentativa de dar equilíbrio ao time. A entrada de Aderlan traz mais consistência defensiva pela direita, enquanto o trio de meio com Pituca, Schmidt e Rollheiser sugere um time com saída qualificada e criatividade. Na frente, a aposta em Veron, Guilherme e Tiquinho oferece mobilidade e presença de área.
Dessa maneira, o Santos de Cleber Xavier estreia buscando solidez, mas já com sinais de construção de um estilo próprio. Cabe ressaltar que, mesmo sem mudanças drásticas, a exigência por intensidade e organização será um diferencial para esse novo ciclo. Por isso, o jogo contra o CRB será um bom termômetro para medir não apenas o desempenho tático, mas também o comprometimento do elenco com as novas ideias.
O Palmeiras iniciou a contagem regressiva para a sua participação na Copa do Mundo de…
Na estreia de Dorival Júnior como técnico do Corinthians, quem chamou atenção foi Talles Magno.…
A derrota do Ceará para o Palmeiras, por 1 a 0, na noite de quarta-feira…
Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite de…
Cléber Xavier deu início a sua trajetória como treinador do Santos, deixando claro que não…
Após se recuperar de um trauma no joelho direito, Lucas Moura deve voltar a figurar…