Abel Ferreira é fotografado durante um jogo do Palmeiras no Allianz (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
A gestão de elenco promovida por Abel Ferreira no Palmeiras, em 2025, tem como base o lema “sem protagonismo ou vaidade”. A filosofia do treinador português valoriza o coletivo e se traduz em um rodízio pontual de jogadores, implementado como forma de minimizar o desgaste físico causado pelo calendário intenso. Conforme o próprio técnico sinalizou internamente, o foco precisa estar no sucesso do grupo, e não em ambições individuais.
Lucas Evangelista, por exemplo, comentou que a fala de Abel marcou os jogadores. “Não podemos focar em ser protagonistas, temos que pensar em prol da equipe. Aqui não tem vaidade”, afirmou o meio-campista, que vem revezando na titularidade com Richard Ríos. Esse rodízio se estende também para outras posições, como as disputas entre Piquerez e Vanderlan na lateral esquerda, e entre Flaco López e Vitor Roque no ataque.
Aliás, o colombiano Richard Ríos reforçou essa postura ao ser questionado após começar no banco contra o Sporting Cristal, pela Libertadores. “Acho que já falei que não tinha titular. Abel é nosso treinador e estaremos com ele até o final. Somos uma equipe unida”, destacou, reafirmando a unidade do elenco mesmo diante de mudanças frequentes.
Anteriormente, no início do Campeonato Paulista, Abel chegou a utilizar duas formações distintas. Essa abordagem mais radical quase custou a classificação, mas também permitiu ritmo de jogo a atletas menos utilizados, como Allan e Benedetti, e reduziu o risco de lesões musculares. O saldo foi considerado positivo pela comissão técnica.
Atualmente, com mudanças pontuais a cada rodada, o treinador consegue preservar o padrão técnico da equipe. “O ano é muito longo, é impossível jogar os 75 ou 80 jogos. O importante é o coletivo se destacar e atingirmos nossos objetivos”, completou Evangelista. Essa rotação equilibrada vem sendo um dos pilares do bom momento do Palmeiras.
Neste domingo (4), o Verdão disputou o último desafio e enfrentou o Vasco, no estádio Mané Garrincha, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Alviverde venceu por 1 a 0, com gol de Vitor Roque.
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…