conclave-escolha-papa (Foto: Reprodução / Vatican Media)
Com a morte do Papa Francisco, torcedor assumido do San Lorenzo, o Vaticano deu início a um novo conclave na quarta-feira (07 de maio) para eleger seu sucessor. Entre os 133 cardeais com direito a voto, sete são brasileiros. Um oitavo brasileiro, apesar de ultrapassar os 80 anos e não poder votar, ainda pode ser escolhido como novo papa.
Assim como ocorreu no último pontificado, o futebol novamente ganhou espaço nas conversas. Afinal, a ligação do Papa Francisco com o San Lorenzo ficou marcada em sua trajetória. Neste novo processo de escolha, a curiosidade sobre o clube do coração dos cardeais brasileiros também veio à tona. Conforme apurado, todos os nomes envolvidos têm vínculos com algum time.
Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, torce para o Internacional. Natural de Gaspar-SC, ele foi presenteado com uma camisa colorada em 2013, durante sua posse. De forma sutil, ele já declarou: “Faço torcida por aquele time que tem como referência uma cor quente”. Já Dom Odilo Scherer, apesar de ser gaúcho de Cerro Largo, é torcedor do Athletico-PR e do Santos, refletindo os anos que passou no Paraná.
Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, também torce para o Santos. Outros dois cardeais têm o Palmeiras como clube do coração: Dom João Braz de Aviz e Dom Sergio da Rocha, embora o primeiro afirme que a paixão foi mais intensa na juventude. O arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, é vascaíno, enquanto Dom Raymundo Damasceno Assis, emérito de Aparecida-SP, apoia o Botafogo.
Por fim, Dom Leonardo Ulrich Steiner, de Manaus, se destaca por apoiar o Criciúma, além da Inter de Milão. Natural de Forquilhinha-SC, Steiner vem ganhando destaque como possível sucessor de Francisco, ainda que os brasileiros não estejam entre os principais favoritos, segundo especialistas.
Lucas Ferreira, jovem atacante de 19 anos formado nas categorias de base do São Paulo,…
O Botafogo intensificou as negociações para reforçar o setor defensivo, tendo em vista a saída…
O Corinthians vive um momento crítico no mercado da bola. Segundo informações do jornalista Venê…
Diego Alves, ídolo incontestável do Flamengo, responsável por momentos históricos como a conquista da Libertadores…
O Flamengo chega à metade da temporada com um elenco competitivo e recheado de opções…
Antes mesmo do anúncio oficial do Corinthians, o atacante Vitinho já demonstrou seu comprometimento com…