Escudo do Barcelona (Foto: Reprodução)
O Barcelona está prestes a coroar uma temporada consistente com a conquista antecipada do título espanhol. Após vencer o Real Madrid por 4 a 3 em uma partida eletrizante no Estádio Olímpico de Montjuïc, no domingo (11), o time comandado por Hansi Flick abriu sete pontos de vantagem sobre o rival na liderança da La Liga. Com apenas três rodadas restantes, os catalães dependem de uma simples combinação de resultados para levantar a taça ainda nesta semana.
O triunfo no clássico foi marcado por um primeiro tempo dinâmico e repleto de alternativas. Mbappé chegou a colocar os merengues na frente com dois gols nos primeiros 15 minutos — um de pênalti e outro após assistência de Vini Jr. Entretanto, a resposta blaugrana foi imediata. Eric Garcia descontou de cabeça, Lamine Yamal empatou com um belo gol, e Raphinha virou ainda antes do intervalo. O brasileiro, aliás, foi decisivo ao balançar as redes duas vezes.
No segundo tempo, o Real Madrid chegou a ameaçar uma nova reação com o terceiro de Mbappé, mas o goleiro Szczesny foi decisivo ao impedir o empate em finalização perigosa do francês. Um novo gol de Mbappé chegou a ser marcado nos acréscimos, porém, foi anulado por impedimento.
Com a vitória no El Clásico, o Barcelona atingiu 85 pontos, contra 78 do Real Madrid. Conforme os critérios da competição, em caso de empate na pontuação, o confronto direto é o primeiro fator de desempate. Neste aspecto, o clube da Catalunha leva ampla vantagem, pois venceu as duas partidas contra o rival: 4 a 0 no primeiro turno e 4 a 3 no segundo, somando um agregado de 8 a 3.
Portanto, basta ao Barcelona uma vitória simples sobre o Espanyol, na quinta-feira (15), às 16h30 (horário de Brasília), no RCDE Stadium, para garantir matematicamente o título, independentemente do que acontecer no jogo do Real Madrid contra o Mallorca, na quarta-feira (14), no mesmo horário.
Contudo, existe ainda a possibilidade de o título ser assegurado antes mesmo de a bola rolar para o confronto do Barça. Caso o Real tropece diante do Mallorca, com empate ou derrota, os comandados de Flick já entrarão em campo como campeões.
Segundo informações da rádio espanhola Onda Cero, a probabilidade de título do Barcelona atingiu 99% após o clássico, um crescimento de 15 pontos percentuais em relação à projeção anterior.
A caminhada restante dos dois gigantes do futebol espanhol também evidencia o controle catalão. O Barcelona ainda enfrentará, além do Espanyol, o Villarreal no Olímpico de Montjuïc no sábado (18), às 14h (de Brasília), e o Athletic Bilbao fora de casa, no dia 25, com horário a definir. Já o Real Madrid encara o Sevilla no mesmo dia e horário do duelo contra o Villarreal, e encerra sua participação diante da Real Sociedad.
A possível conquista da 28ª taça da La Liga colocará o Barcelona novamente no topo do futebol espanhol, apenas dois anos após seu último título nacional. Hansi Flick, em sua primeira temporada no comando técnico do clube, construiu uma equipe sólida, eficiente e com poder de reação, como ficou evidente na vitória sobre o maior rival.
O meia-atacante Dudu esteve presente na Cidade do Galo nesta segunda-feira (12), onde realizou exames…
O Internacional sofreu uma dura derrota por 4 a 0 diante do Botafogo, no domingo…
Após a vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, no domingo (11), o técnico…
Após a goleada sofrida pelo Internacional diante do Botafogo, por 4 a 0 no Nilton…
O volante Cuéllar, do Grêmio, enfrenta novo contratempo físico após sofrer uma lesão muscular na…
O Cruzeiro vive um momento positivo no Campeonato Brasileiro, embalado por uma sequência de três…