Dorival Jr. em sua primeira coletiva como técnico do Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência SCCP
O Corinthians oficializou a chegada de dois novos integrantes para sua comissão técnica, atendendo a um pedido do técnico Dorival Júnior. Guilherme Lyra e João Marcos Soares passaram a fazer parte da equipe alvinegra e já iniciaram os trabalhos no clube. Ambos têm histórico de parceria com o atual comandante corintiano, com quem trabalharam anteriormente no São Paulo e na Seleção Brasileira.
A contratação dos analistas de desempenho demorou cerca de duas semanas para ser concretizada. Isso se deu, principalmente, por questões burocráticas envolvendo a rescisão de seus contratos com a Confederação Brasileira de Futebol. A liberação ocorreu após a saída de Dorival do comando da Seleção, no final de março. Ainda assim, o treinador manteve contato constante com os profissionais desde que iniciou as conversas com o Corinthians.
Embora o clube tenha publicado recentemente um memorando suspendendo contratações, promoções e reajustes salariais, a diretoria liberou a chegada dos dois analistas. Conforme apurado, a área do futebol goza de certa autonomia financeira, além do fato de que as negociações com Lyra e João Marcos começaram antes da assinatura da determinação.
Guilherme Lyra trabalhou com Dorival Júnior no São Paulo, onde inicialmente atuava como analista de desempenho e, posteriormente, foi promovido a coordenador do departamento. Já João Marcos Soares tem um histórico que remonta ao período em que Dorival comandou o Ceará. Na época, o profissional já atuava como gerente de mercado e foi mantido na função pelo treinador.
No Corinthians, os dois terão funções distintas, mas complementares. Lyra atuará como uma ponte entre o Centro de Inteligência de Futebol (Cifut) e a comissão técnica. João Marcos, por sua vez, ficará mais próximo do executivo de futebol Fabinho Soldado, contribuindo com a análise de mercado e decisões sobre contratações.
A chegada de ambos reforça o vínculo de confiança entre Dorival e seus colaboradores de longa data. Afinal, foram campeões juntos da Copa do Brasil de 2023 pelo São Paulo, e depois seguiram unidos na Seleção. Agora, buscam contribuir para o planejamento do Corinthians nesta nova etapa da temporada.
Bruno Henrique voltou a ganhar espaço no Flamengo após a lesão de Pedro e voltou…
O ambiente em torno de Vinicius Júnior ficou tenso no Real Madrid. O jornal alemão…
A FERJ estuda levar uma partida do Campeonato Carioca 2026 aos Estados Unidos, com Flamengo…
Rafinha, ex-lateral de 40 anos, comparou o Flamengo de 2025 ao time campeão de 2019.…
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta semana, os dados atualizados do…
Nesta quarta-feira (05 de novembro), torcedores do Flamengo seguem mobilizados para a final da Libertadores…