Botafogo

A declaração de Renato Paiva após gesto polêmico em gol do Botafogo

Após a emocionante vitória do Botafogo por 3 a 2 diante do Estudiantes, na noite de quarta-feira (14), pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o técnico Renato Paiva foi questionado sobre um gesto polêmico feito durante a comemoração do terceiro gol da equipe carioca, marcado por Artur nos minutos finais da partida.

Durante a entrevista coletiva concedida logo após o confronto, Paiva esclareceu que o gesto — apontar o dedo do meio — não teve como alvo a torcida do adversário nem o treinador argentino, como chegou a ser especulado nas redes sociais.

“Anda circulando na internet um gesto que eu fiz. Já estão dizendo que é para a torcida, para o treinador da Argentina. A história é a seguinte: houve uma discussão entre a minha equipe técnica sobre tirar o Artur. Eu disse que não tiraria”, afirmou o treinador, visivelmente tranquilo.

Segundo o comandante, a dúvida interna envolvia a condição física do atacante, uma vez que parte da comissão demonstrava preocupação com o desgaste do atleta. No entanto, Paiva decidiu mantê-lo em campo, confiando na sua leitura do jogo.

“Era constantemente um pedido para tirar o Artur pela parte física, pelos dados do GPS. E eu tinha o feeling que não tinha de tirar porque era um dos melhores em campo. A defesa deles estava completamente bagunçada”, detalhou o técnico.

O gesto feito por Paiva — captado pelas câmeras de transmissão — ocorreu no calor do momento, como uma resposta bem-humorada aos colegas da comissão técnica. “O Artur faz o gol e eu fiz aquilo à boa maneira portuguesa para o meu colega de comissão. Que fique claro. Não queria fazer isso para a minha torcida ou qualquer outra”, pontuou.

Paiva ainda mencionou seu histórico profissional, ressaltando que não tem registros de desrespeito dentro do futebol. “Não há um gesto de desrespeito na minha carreira para qualquer elemento do jogo. Nenhum. Só tenho uma expulsão em 23 anos, no sub-17 do Benfica. Quem me conhece sabe”, disse o português.

Conforme o treinador, a manifestação não foi dirigida ao público presente no Estádio Nilton Santos, muito menos ao árbitro ou à equipe rival. Aliás, ele aproveitou a oportunidade para elogiar o comportamento dos torcedores alvinegros.

“É impensável que tenha sido para a torcida depois do espetáculo fabuloso que fizeram. Noventa minutos apoiando os jogadores, mesmo nos momentos mais difíceis. Só se eu fosse estúpido, e não sou, que faria isso para a torcida”, completou.

Com o resultado, o Botafogo chegou aos nove pontos e permanece na terceira posição do Grupo A. Para avançar às oitavas de final, a equipe depende de uma vitória simples na rodada final, quando enfrenta a Universidad de Chile, líder da chave. O confronto está marcado para terça-feira (27), às 21h30, no Estádio Nilton Santos.

Antes disso, o time de General Severiano encara dois compromissos. No domingo (18), mede forças com o Flamengo no Maracanã, às 18h30, pelo Campeonato Brasileiro. Na quinta-feira (22), visita o Capital-DF pela Copa do Brasil, às 21h30, na Arena BRB Mané Garrincha.

Ana Teixeira

Recent Posts

Goleiro assina com o Santos

O Santos oficializou, nesta semana, o primeiro contrato profissional do jovem goleiro Arthur do Vale.…

49 segundos ago

Dorival Jr. se prepara para grande desafio à frente do Corinthians

Nesta quinta-feira (15), às 19h, Dorival Júnior viverá seu primeiro teste de alta pressão desde…

6 minutos ago

Veja as emissoras que vão transmitir o Mundial de Clubes da FIFA

O Super Mundial de Clubes da FIFA 2025, programado para ocorrer entre os dias 14…

11 minutos ago

Ednaldo Rodrigues revela detalhes da negociação com Ancelotti

A Confederação Brasileira de Futebol confirmou, recentemente, a contratação de Carlo Ancelotti para o comando…

16 minutos ago

Neymar custa caminhão de dinheiro ao Santos por mês; veja valores

O retorno de Neymar Jr. ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, envolve um contrato…

21 minutos ago

Vai rolar? Seleção Brasileira negocia amistoso com o Real Madrid

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que a Seleção Brasileira enfrentará o Real Madrid…

26 minutos ago