Flamengo

Flamengo emite nota oficial sobre o Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes da FIFA de 2025, que acontecerá nos Estados Unidos, traz uma novidade significativa para os clubes brasileiros que disputarão o torneio. Ao contrário do que se viu na Copa do Mundo de seleções, onde houve isenção fiscal, agora o governo americano aplicará tributação sobre as receitas obtidas pelos times nacionais. 

Essa decisão tem gerado preocupação e mobilizado os clubes a buscarem alternativas para minimizar o impacto financeiro.

Por que a Receita dos clubes brasileiros será tributada nos EUA?

A FIFA informou que, conforme a legislação tributária vigente nos Estados Unidos, pagamentos feitos a clubes representantes de países sem acordo de bitributação com os EUA, como é o caso do Brasil, estão sujeitos a retenção de 30% em impostos federais, além de possíveis encargos estaduais e locais. 

Vale destacar que essa medida representa um aumento considerável na carga tributária sobre os ganhos dos clubes durante o Mundial.

Além disso, a ausência de um acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos explica essa retenção, pois os EUA buscam tributar adequadamente os valores que entram em seu território. Portanto, os clubes precisam adaptar suas estratégias financeiras para não serem prejudicados.

Nota oficial do Flamengo

O Flamengo emitiu uma nota oficial sobre a questão tributária imposta pelo governo americano e como pretende proceder para mitigar a situação. Confira na íntegra:

Como os clubes brasileiros planejam reduzir o impacto tributário?

Sendo assim, para mitigar esse custo, consultorias especializadas recomendaram a criação de uma empresa temporária nos Estados Unidos. Essa estrutura será responsável exclusivamente pela gestão das receitas e despesas relacionadas ao Mundial, dessa maneira reduzindo a tributação efetiva para cerca de 21%, após considerar as despesas do torneio.

Cabe ressaltar que essa iniciativa é temporária e não interfere na estrutura esportiva ou jurídica dos clubes no Brasil, seu objetivo é puramente financeiro e administrativo.

Com isso, o Flamengo e demais clubes brasileiros visam garantir maior eficiência na gestão dos valores recebidos, preservando o equilíbrio econômico durante a competição.

Por isso, embora essa medida represente um desafio, ela demonstra a capacidade de adaptação dos clubes diante das exigências internacionais, sem perder o foco na busca pelo sucesso esportivo.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Ele vai chegar ao Brasil terça-feira para assinar com o Flamengo

O Flamengo está próximo de anunciar um novo nome para o elenco comandado por Filipe…

2 horas ago

A publicação do meia Arrascaeta direcionada a Gerson

A transferência de Gerson para o Zenit foi selada de forma direta: o clube russo…

3 horas ago

Flamengo embolsa 300 milhões em poucos dias

Com uma arrecadação expressiva nos últimos meses, o Flamengo vive um momento de maior estabilidade…

3 horas ago

A declaração de Kimmich direcionada ao Flamengo

Antes de enfrentar Michael Johnston e Luiz Araújo, o meia Joshua Kimmich já previa que…

6 horas ago

Flamengo se movimenta por dois atacantes

Michael Johnston e Facundo Colidio estão no centro das movimentações do Flamengo nesta janela de…

6 horas ago

Imprensa da Europa crava novo atacante do Flamengo

O Flamengo está muito próximo de confirmar a chegada do atacante Michael Johnston, atualmente no…

7 horas ago