André Rizek durante um programa do SporTV (Foto: Reprodução/SporTV)
A um mês do início do Mundial de Clubes da Fifa, o jornalista André Rizek compartilhou suas impressões sobre os representantes brasileiros na competição. Em análise divulgada pelo portal ge.globo, ele avaliou com ceticismo as chances de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Conforme o comentarista, os clubes do país enfrentarão obstáculos significativos diante da força dos adversários europeus.
Ao observar a situação do Botafogo no Grupo B, Rizek foi direto ao analisar o cenário do time comandado por Renato Paiva. Com Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid como adversários na fase de grupos, ele classificou como “praticamente impossível” uma classificação do clube carioca para a próxima fase. “As chances do Botafogo passar de fase no Mundial são mínimas”, afirmou, destacando o nível dos oponentes europeus.
Enquanto isso, o Flamengo terá pela frente o Chelsea no Grupo D. O Rubro-Negro, dirigido por Filipe Luís, ainda poderá enfrentar o América do México, caso a equipe mexicana elimine o Los Angeles FC. Rizek apontou equilíbrio nesse possível confronto, ao considerar os times brasileiros e mexicanos semelhantes em desempenho. “Pau a pau”, resumiu, indicando uma disputa sem favoritismo claro.
No Grupo A, o Palmeiras aparece como o brasileiro em melhor condição. Para o jornalista, o elenco treinado por Abel Ferreira pode sonhar com a primeira colocação na chave, que conta com Porto e Inter Miami, time norte-americano liderado por Messi e Suárez. “O momento do Porto permite sonhar com a primeira colocação do grupo”, avaliou Rizek, embora tenha ressaltado que não será um grupo fácil.
Já o Fluminense, que integra o Grupo F, enfrenta um cenário complicado. O Tricolor das Laranjeiras terá o Borussia Dortmund pela frente e, segundo Rizek, o desempenho atual na Copa Sul-Americana — em que a equipe ocupa a segunda colocação em seu grupo — é um indicativo preocupante. Dessa forma, o comentarista considera o time alemão como amplamente favorito no confronto.
Por fim, Rizek foi categórico ao afirmar que nenhuma equipe brasileira deve ir além das quartas-de-final. Para ele, a superioridade dos times europeus na competição torna inviável qualquer planejamento mais ambicioso por parte dos representantes do país. “É de se projetar um Mundial de Clubes complicado para o futebol brasileiro”, concluiu.
Antes do confronto decisivo entre Internacional e Flamengo pelas oitavas de final da Libertadores, o…
O Flamengo oficializou na noite de terça-feira (19 de agosto) o maior contrato de patrocínio…
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara um novo modelo de calendário para os próximos…
O Flamengo confirmou os atletas relacionados para a final do Mundial de Clubes Sub-20. O…
Ainda vinculado ao Flamengo, Matheus França protagonizou, em 2023, um gesto que gerou desconforto entre…
O debate sobre a construção de um estádio próprio pelo Flamengo ganhou elogios do presidente…