Junior Santos em ação pelo Atlético-MG (Foto: Pedro Souza / Atlético)
O Atlético-MG enfrenta, atualmente, sua primeira grande crise financeira desde a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A situação atinge diretamente não apenas clubes, mas também empresários do futebol. O clube mineiro acumula dívidas relacionadas a comissões não pagas por contratações realizadas na temporada anterior, além de pendências salariais e direitos de imagem com o próprio elenco no início de 2025.
As comissões em atraso afetam empresários responsáveis por intermediar reforços do ano passado. Conforme apurado, há valores que não são pagos há até três meses, enquanto outros foram interrompidos com a última parcela pendente. Embora tenha quitado os salários e direitos de imagem de março no dia 10 de abril, o Atlético não se pronuncia oficialmente sobre o caso, tratando-o de forma interna.
Em paralelo, há atrasos nas parcelas de pagamento por cinco reforços contratados recentemente: Natanael, Fausto Vera, Deyverson, Cuello e Júnior Santos. A dívida com o Coritiba, por exemplo, refere-se à contratação do lateral Natanael, que chegou ao Galo em 2025. O CEO do clube paranaense, Lucas de Paula, criticou a postura do Atlético, ainda que sem mencionar o nome do clube diretamente.
“Tem um caminho que o nosso clube não quer e não vai seguir: de ser uma SAF irresponsável, que não honra com seus compromissos”, declarou Lucas de Paula em entrevista à Rádio Transamérica, ao comentar sobre negociações e práticas entre clubes.
Além do Coritiba, Corinthians e Cuiabá também acionaram a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) para cobrar pendências pelas negociações envolvendo Fausto Vera e Deyverson, respectivamente. Athletico-PR e Botafogo também estão na lista de credores do Atlético, devido às compras dos atacantes Cuello e Júnior Santos.
Dessa forma, a situação financeira do Galo levanta questionamentos sobre sua capacidade de manter o planejamento esportivo e administrativo. Enquanto segue buscando resultados em campo, o clube precisa lidar com cobranças crescentes fora dele.
O Flamengo está próximo de anunciar um novo nome para o elenco comandado por Filipe…
A transferência de Gerson para o Zenit foi selada de forma direta: o clube russo…
Com uma arrecadação expressiva nos últimos meses, o Flamengo vive um momento de maior estabilidade…
Antes de enfrentar Michael Johnston e Luiz Araújo, o meia Joshua Kimmich já previa que…
Michael Johnston e Facundo Colidio estão no centro das movimentações do Flamengo nesta janela de…
O Flamengo está muito próximo de confirmar a chegada do atacante Michael Johnston, atualmente no…