Flamengo

Flamengo x Botafogo: a declaração de Léo Ortiz após o clássico

O Flamengo ficou apenas no empate sem gols com o Botafogo, neste domingo (18), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado, apesar de frustrante para a torcida, tem uma justificativa clara: o cansaço físico e mental da equipe, que disputou um confronto decisivo pela Libertadores poucos dias antes. Após o apito final, Léo Ortiz foi sincero ao comentar a performance do time no clássico carioca.

Clássico travado e intensidade reduzida

Em entrevista na zona mista, o zagueiro rubro-negro admitiu o impacto da maratona de jogos na atuação do elenco:

“Foi um jogo equilibrado. No primeiro tempo conseguimos agredir mais, criar mais oportunidades. No segundo, por conta do desgaste das duas equipes, ficou mais equilibrado. Os dois times jogaram decisões pela Libertadores no meio da semana (…) Temos que analisar os cenários. Criou um desgaste físico e mental. O Botafogo também transpareceu isso”, disse o zagueiro.

Vale destacar que, mesmo com maior volume ofensivo na etapa inicial, o Flamengo não conseguiu traduzir a superioridade em gols. Além disso, o segundo tempo foi marcado por um ritmo mais lento, fruto da exaustão dos dois lados.

A ausência de Arrascaeta no clássico chamou atenção, mas teve uma justificativa clara. Sendo assim, a comissão técnica optou por preservar o camisa 14 por conta do calendário apertado. O uruguaio foi poupado justamente para evitar desgaste extremo ou lesões, porque o Flamengo terá jogos decisivos em sequência, incluindo Libertadores e Copa do Brasil.

Menos de 72 horas entre uma decisão e outra

O Flamengo enfrentou a LDU (EQU) na última quinta-feira (15) pela Libertadores e venceu por 2 a 0, com gols de Luiz Araújo e Léo Ortiz. Com isso, assumiu a vice-liderança do Grupo C e entrou na zona de classificação para as oitavas. Cabe ressaltar: o intervalo entre essa partida e o duelo contra o Botafogo foi inferior a 72 horas, o que agrava ainda mais o desgaste citado pelo defensor.

Foco agora é na Copa do Brasil

Dessa maneira, o Flamengo já vira a chave e se prepara para outro compromisso importante. O próximo desafio será nesta quarta-feira (21), contra o Botafogo-PB, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Alex Sandro, Bruno Henrique, Cebolinha, Danilo e mais: jogadores em fim de contrato no Flamengo

O Flamengo inicia 2026 com atenção redobrada à situação contratual de parte do elenco. Ao…

19 horas ago

Flamengo atropela o Grêmio e conquista mais um título

O Flamengo reafirmou sua força no futebol feminino de base ao conquistar, no sábado (20),…

19 horas ago

Juninho se despede do Flamengo: “Vivi um sonho…”

Após uma temporada marcada por conquistas expressivas com a camisa do Flamengo, o atacante Juninho…

19 horas ago

Cria do Flamengo, Vini Jr tira foto do Real Madrid das redes sociais

Vinícius Júnior encerra o ano em clima de tensão no Real Madrid. Apesar da vitória…

19 horas ago

Flamengo se despede de Juninho, vendido ao Pumas: “As ruas jamais vão esquecer”

A despedida de Juninho marcou o fim de uma curta, mas simbólica trajetória do atacante…

20 horas ago

Ex-jogador do Flamengo é anunciado por novo clube

A negociação entre Flamengo e Pumas resultou na primeira saída oficial do elenco rubro-negro campeão…

20 horas ago