Atlético-MG

Atlético-MG emite nota oficial envolvendo Deyverson

O Atlético emitiu um comunicado oficial na segunda-feira (20), classificando como “imprópria” a denúncia feita pelo Cuiabá junto ao Banco Central envolvendo Rubens Menin, sócio majoritário da SAF do clube mineiro. A controvérsia surgiu após o não pagamento de parcelas referentes à contratação do atacante Deyverson.

Segundo o Atlético, houve tentativa de resolver o impasse diretamente com o clube mato-grossense, logo após o vencimento da segunda parcela do contrato.

A diretoria do time alvinegro alegou ter procurado o Cuiabá com o intuito de viabilizar o cumprimento da obrigação contratual. No entanto, conforme a nota oficial, “a composição foi categoricamente recusada pelo Cuiabá, que optou pelo litígio no lugar da conciliação”.

Para a agremiação mineira, qualquer tipo de cobrança relacionada à cessão do atleta deveria ser resolvida exclusivamente no âmbito da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), ligada à CBF. O Atlético reiterou que exerce seu direito de defesa conforme os trâmites legais e regulamentares, e acusou o Cuiabá de exigir “valores indevidos” no processo.

Ainda na nota, o clube criticou a postura adotada pelo adversário, apontando que tal conduta “não contribui para o diálogo entre as instituições”.

Do outro lado, o Cuiabá levou a disputa além dos limites esportivos. O presidente do clube, Cristiano Dresch, acionou o Banco Central pedindo uma apuração sobre a situação financeira de Rubens Menin, que também é controlador do Banco Inter. O argumento utilizado baseia-se em dispositivos do Conselho Monetário Nacional, os quais exigem que os responsáveis por instituições financeiras demonstrem capacidade econômica e idoneidade.

A gestão cuiabana entende que as dívidas acumuladas pela Galo Holding — conglomerado empresarial ligado à SAF do Atlético — podem afetar a conformidade necessária à atuação de Menin como dirigente do banco.

Dessa forma, o passivo financeiro do clube mineiro poderia, segundo o Cuiabá, comprometer a governança e a integridade da instituição financeira controlada pelo empresário.

Situação financeira do Atlético levanta preocupações

O impasse em torno de Deyverson não é um caso isolado. A situação financeira do Atlético tem sido motivo de preocupação ao longo de 2025. O clube mineiro acumula dívidas superiores a R$ 1,8 bilhão, sendo R$ 1,152 bilhão em compromissos de curto prazo. Além disso, houve atraso de um mês no pagamento de salários e direitos de imagem.

Atualmente, o Atlético também está inadimplente em relação a outras cinco contratações, incluindo Cuello (Athletico-PR), Fausto Vera (Corinthians), Natanael (Coritiba), Júnior Santos (Botafogo) e o próprio Deyverson, motivo central da disputa com o Cuiabá.

Paula Mattos

Recent Posts

Flamengo vai fechar com dois reforços ainda nessa semana

Com o objetivo de fortalecer seu elenco na atual janela de transferências do meio do…

2 horas ago

115 milhões: cria do Flamengo será vendida em breve

A negociação envolvendo o zagueiro Otávio voltou a ganhar força na Europa e pode, indiretamente,…

3 horas ago

Atacante contratado pelo Flamengo recebe recado da torcida

O Flamengo está próximo de concluir a contratação de Mikey Johnston, atacante de 26 anos…

3 horas ago

Elenco do Flamengo marca presença na festa promovida por Gerson

Gerson se prepara para iniciar um novo capítulo em sua carreira, agora no futebol russo.…

4 horas ago

Saiba quem é Mikey Johnston, novo atacante do Flamengo

O Flamengo está muito próximo de concretizar mais uma investida no mercado. Trata-se do atacante…

5 horas ago

Saiba quem vai receber a faixa de capitão do Flamengo após saída de Gerson

A saída de Gerson do Flamengo não representou apenas uma mudança técnica no meio-campo, mas…

6 horas ago