São Paulo

Náutico rebate provocações antes de duelo decisivo contra o São Paulo

Embalado por uma sequência invicta e fortalecido pelo apoio da torcida, o Náutico transformou a preparação para o confronto decisivo contra o São Paulo em uma campanha intensa de mobilização. A partida, marcada para esta terça-feira (20), às 21h30, nos Aflitos, definirá quem avança às oitavas de final da Copa do Brasil.

Após a derrota por 2 a 1 no jogo de ida, o clube pernambucano precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a vaga no tempo normal, ou por um para forçar os pênaltis.

Com 12 jogos de invencibilidade como mandante em 2025, o Náutico criou uma série de ações para “aquecer” o ambiente no estádio. Uma das estratégias mais comentadas envolveu a reprodução de trechos do programa Jogo Aberto, da Band, com comentaristas prevendo uma vitória tranquila do São Paulo.

Em um dos vídeos divulgados, o repórter João Paulo Cappellanes chegou a afirmar: “Esses jogos parecem fáceis… e são mesmo: São Paulo vence por 3 a 0”.

Avenida Alvirrubra e Acosta como símbolo

A mobilização fora de campo incluiu a organização da chamada “Avenida Alvirrubra”, recepção com fogos e sinalizadores na chegada da delegação ao estádio, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva. Além disso, o ex-atacante uruguaio Beto Acosta — autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo em 2007, mesmo lesionado — foi convocado para estrelar um vídeo de incentivo, convocando os torcedores a lotarem os Aflitos.

Histórico de confrontos: quando o Timbu venceu gigantes

Embora tenha desvantagem histórica contra o adversário paulista, com apenas quatro vitórias em 14 confrontos nos Aflitos, o Náutico já protagonizou duelos memoráveis contra o São Paulo.

A primeira vitória ocorreu em 1991, no Campeonato Brasileiro, quando venceu por 2 a 1. Os gols foram marcados por Bizu e Levi, superando uma equipe que contava com ídolos como Raí, Cafu e Zetti.

Em 2007, o reencontro após mais de uma década na elite foi marcante. Acosta, mesmo contundido, garantiu o placar mínimo de 1 a 0. No ano seguinte, o Timbu voltou a vencer por 2 a 1 com gols de Radamés e Everaldo, este último em um chute de longa distância.

A vitória mais expressiva, contudo, veio em 2012: um 3 a 0 com tentos de Kieza, Araújo e um gol contra de Rogério Ceni, fechando o último grande triunfo alvirrubro diante do Tricolor.

Situação do adversário: desfalques e alerta com pênaltis

Do outro lado, o São Paulo chega à capital pernambucana com preocupações. O meia Marcos Antônio, lesionado na coxa, está fora. Já o atacante Lucca, apesar de ter viajado, é dúvida. Além disso, há um receio em caso de disputa de penalidades, já que o clube errou duas das últimas quatro cobranças — com Calleri e Ferreirinha desperdiçando, enquanto apenas André Silva converteu.

Ana Teixeira

Recent Posts

Juntos, Flamengo, Palmeiras e Botafogo investiram 850 milhões de reais

A 2ª janela de transferências do futebol brasileiro terminou nesta terça-feira (2), no período de…

14 minutos ago

Bruno Henrique, do Flamengo, é suspenso e multado pelo STJD

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tomou uma decisão de grande impacto nesta quinta-feira…

39 minutos ago

A declaração de Samuel Lino envolvendo Danilo e Alex Sandro

Convocado por Carlo Ancelotti após o corte de Matheus Cunha, Samuel Lino vive os primeiros…

43 minutos ago

Ex-Flamengo é contratado para substituir técnico que Filipe Luís ajudou demitir

Depois da goleada de 8 a 0 diante do Flamengo, o Vitória atravessa um processo…

1 hora ago

Flamengo se posiciona durante julgamento de Bruno Henrique no STJD

Na quinta-feira (04 de setembro), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) iniciou o julgamento…

2 horas ago

A declaração de Bruno Henrique, do Flamengo, durante julgamento no STJD

A 1ª Comissão Disciplinar do STJD julga Bruno Henrique nesta quinta-feira (04 de setembro), no…

3 horas ago