Botafogo

A declaração de Vitinho sobre adaptação ao Botafogo

Desde a chegada de Renato Paiva, Vitinho experimenta uma nova dinâmica no Botafogo. O lateral-direito destacou que, após um início de trajetória de adaptação, com o treinador português, passou a atuar com mais liberdade e entendimento tático.

“Quando eu cheguei aqui, o time já estava montado, praticamente todas as peças. Acho que eu e o (Alex) Telles fomos os últimos. Tive que me adaptar. Jogava muito na última linha, pra puxar a marcação e o lateral ficar colado em mim, pra liberar o Luiz Henrique, o Savarino”, iniciou:

“Agora eu tô pegando mais a bola, posso vir mais por trás do jogo. Contra o Fluminense joguei mais por dentro, me deu mais liberdade pra jogar. É diferente. Quando cheguei, o time já estava montado. Agora o Renato (Paiva) chegou, está fazendo a proposta dele, e nela tenho mais liberdade”.

“Foi tudo muito rápido. Em seis meses conseguimos os objetivos de sermos campeões da Libertadores, do Brasileiro. Mal cheguei e as coisas aconteceram na minha vida. Acabei me machucando no fim da temporada (lesão no joelho esquerdo), me recuperei e depois começou 2025. Passamos por momentos difíceis, não só eu mas o clube, mas graças a Deus as coisas vêm mudando, melhorando”, disse.

Conforme relatado por Vitinho, a proposta implantada por Paiva exige uma leitura coletiva do espaço e movimentações sincronizadas. Essa organização tática, aliás, remete ao estilo posicional que Vitinho conheceu enquanto atuava na Inglaterra.

“Essa dinâmica leva tempo, mas agora estamos nos encontrando dentro de campo”, afirmou. Ele reforçou que, mesmo com pouco tempo para treinar, o grupo tem assimilado os conceitos com o auxílio de vídeos e ajustes diários. “Posso fechar o olho e sei onde cada jogador estará”, comentou o camisa 2.

Apesar disso, o novo estilo também demanda fisicamente. O jogador explicou que as constantes trocas com Ponte durante os jogos se justificam pelos dados de GPS, que indicam o alto desgaste na função. “Os números que apresento hoje são parecidos com os da época na Inglaterra”, comentou, revelando o esforço exigido pelo sistema adotado por Paiva.

Enquanto se adapta ao estilo, Vitinho também se sente mais integrado ao elenco. Chegou em meio a um grupo formado e, com o tempo, conquistou seu espaço. “Hoje estou mais solto, mais à vontade”, pontuou.

Por fim, reforçou sua disposição em colaborar: “Onde o Paiva precisar de mim, estarei pronto para ajudar. O importante é o coletivo”.

Paula Silva

Recent Posts

Ídolo do Botafogo revela motivo para desacordo em negociação com o Flamengo

Mesmo com o interesse declarado do Flamengo, a transferência de Luiz Henrique para o clube…

5 horas ago

Flamengo avança em construção do estádio após parecer favorável; entenda

O Flamengo avançou mais uma etapa no projeto de construção de seu estádio próprio. Isso…

6 horas ago

Torcedor do PSG gera irritação em botafoguenses após comentário sobre Flamengo

Um comentário feito por um torcedor do Paris Saint-Germain nas redes sociais reacendeu a rivalidade…

7 horas ago

Neymar coloca Flamengo em ranking pessoal da temporada 2025

Durante participação no BSOP ONE Neymar Jr., em São Paulo, Neymar relembrou momentos marcantes de…

8 horas ago

Dirigente do Santos aborda situação de Neymar em meio a rumores envolvendo o Flamengo

Neymar ainda não definiu seu futuro, mas o Santos mantém confiança na renovação. Segundo o…

9 horas ago

VÍDEO! Filipe Luís aparece em preparação do Atlético de Madrid para LaLiga

Filipe Luís optou por passar parte das férias na Espanha, onde viveu boa parte da…

10 horas ago