Categories: Brasil

Assembleia toma decisão importante sobre gestão de Ednaldo Rodrigues na CBF

Com a presença de 26 das 27 federações estaduais, a Confederação Brasileira de Futebol realizou uma Assembleia Geral Extraordinária no sábado (24), na sede da entidade. O encontro resultou na anulação das duas últimas eleições de Ednaldo Rodrigues, realizadas em 2022 e em março de 2025. Além disso, foram revogadas as reformas estatutárias que permitiam até duas reeleições consecutivas, restabelecendo o limite de uma reeleição por presidente.

A assembleia também declarou nulo o acordo jurídico firmado no Supremo Tribunal Federal que havia legitimado a eleição de Ednaldo em 2022. Esse acordo foi assinado por Antônio Nunes, ex-presidente da CBF, cuja assinatura passou a ser questionada juridicamente. Uma perícia apontou possível incapacidade cognitiva de Nunes no momento da assinatura, o que levantou suspeitas sobre a validade do documento.

Conforme deliberado, os atos que sustentavam as eleições e nomeações para os quadriênios 2022-2026 e 2026-2030 foram considerados inválidos. Assim sendo, a assembleia determinou a convocação de um novo processo eleitoral para o período de 2025 a 2029. A FIFA e a CONMEBOL foram notificadas formalmente e confirmaram o envio de observadores para acompanhar o pleito.

A ausência da Federação Paulista de Futebol, presidida por Reinaldo Carneiro Bastos, foi o único registro entre as entidades estaduais. Embora tenha tido apoio de diversos clubes, Bastos não conseguiu apoio mínimo de oito federações, o que inviabilizou a inscrição de uma chapa concorrente à presidência.

Atualmente, Samir Xaud é o único candidato registrado, tendo o respaldo de 25 federações estaduais e dez clubes. Sua candidatura foi protocolada de acordo com o regulamento definido por uma comissão eleitoral independente, que conduzirá o processo neste domingo (25).

Essa movimentação ocorre após uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que considerou nulo o termo de ajustamento de conduta celebrado entre a CBF e o Ministério Público estadual. Por consequência, todas as eleições e mudanças estatutárias posteriores a esse acordo foram invalidadas.

Paula Mattos

Recent Posts

Ele vai assinar com o Flamengo até 2026

O Flamengo e Filipe Luís caminham para uma renovação de contrato que deve estender o…

6 horas ago

A declaração de Luiz Araújo para a torcida flamenguista

A vitória do Flamengo sobre o São Paulo por 2 a 0, no sábado (12…

8 horas ago

Filipe Luís é sincero sobre atitude de Pedro: “Lamentável…”

Após a vitória do Flamengo sobre o São Paulo por 2 a 0 no sábado…

8 horas ago

O recado de Luiz Araújo para o time do São Paulo

Após marcar um golaço e contribuir diretamente para a vitória do Flamengo por 2 a…

9 horas ago

Isso foi o que o atacante Wallace Yan disse após marcar contra o São Paulo

No retorno do Flamengo ao Campeonato Brasileiro, Wallace Yan viveu um dos momentos mais marcantes…

9 horas ago

Veja o que disse Rafael, após o São Paulo perder para o Flamengo

O São Paulo voltou a campo pelo Campeonato Brasileiro no sábado (12), no Maracanã, e…

9 horas ago