Igor Jesus pelo Botafogo (Foto: Divulgação/Conmebol)
Na noite de terça-feira (27), um torcedor chileno foi detido por guardas municipais na saída do Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, após protagonizar um ato de injúria racial. A ocorrência aconteceu logo após o fim da partida entre Botafogo e Universidad de Chile, válida pela fase de grupos da Copa Libertadores.
O confronto terminou com vitória do clube carioca por 1 a 0, o que garantiu sua vaga nas oitavas de final do torneio.
O episódio ocorreu na área externa do estádio, quando o indivíduo, identificado como Gianny Antonio González de la Vega Galvez, começou a imitar sons e gestos de macaco diante de torcedores e autoridades locais. A atitude foi prontamente percebida pelos agentes de segurança presentes, que intervieram de maneira imediata.
Conforme os procedimentos legais, o torcedor foi conduzido ao Juizado do Torcedor, onde recebeu voz de prisão e foi algemado. Posteriormente, ele será encaminhado para a Casa de Custódia de Benfica, na zona norte da capital fluminense.
Segundo testemunhas e registros da ocorrência, durante a condução, o detido tentou simular que havia sido agredido. Para tanto, bateu propositalmente a cabeça contra a parede por três vezes, causando ferimentos no rosto e sangramento.
Ainda assim, o homem recusou atendimento médico oferecido pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que havia sido acionada diante do estado físico do detido. As autoridades informaram que ele também ofendeu os policiais, gritando frases como “polícia corrupta” e ameaçando tornar os agentes “famosos”, alegando falsamente abuso de autoridade.
A situação foi registrada em vídeo, ao qual a imprensa teve acesso. Nas imagens, é possível observar o momento em que o torcedor aponta para sua região genital e, logo em seguida, realiza gestos simulando um macaco, comportamento considerado inaceitável e discriminatório.
Enquanto isso, o Botafogo celebrou a classificação na competição continental. Dentro de campo, o time superou a expulsão de Jair ainda no primeiro tempo e conquistou a vitória com um gol solitário, o suficiente para garantir sua continuidade na Libertadores.
Fora das quatro linhas, contudo, o episódio envolvendo o torcedor chileno gerou revolta e mobilizou uma resposta firme das autoridades locais diante da prática de racismo.
O Flamengo promete agitar a segunda metade da temporada com reforços pontuais, e um dos…
Após um mês de paralisação devido à disputa do Mundial de Clubes, o Santos está…
Ricardo Rocha, campeão mundial em 1994, analisou a crise envolvendo Pedro e Filipe Luís e…
As camisas retrô deixaram de ser apenas peças nostálgicas para colecionadores e torcedores saudosistas. Hoje,…
O torcedor rubro-negro pode começar a sonhar com mais um nome de peso no ataque.…
A partida entre Flamengo e Santos, marcada para esta quarta-feira (16), ganhou contornos de tensão…