Brasil

Declaração de Ancelotti sobre jogadores brasileiros é desmentida

Carlo Ancelotti desembarcou recentemente no Brasil para iniciar sua trajetória como técnico da Seleção Brasileira. O italiano demonstrou confiança ao mencionar sua experiência prévia com jogadores do país: “Treinei 34 brasileiros”, afirmou. Contudo, um levantamento mais detalhado do portal Transfermarkt apontou que o número real de atletas brasileiros sob o comando de Ancelotti é, na verdade, 43.

A discrepância nos números chamou a atenção, sobretudo porque envolve nomes de grande relevância no futebol mundial. Kaká e Dida, por exemplo, são os mais acionados da lista, com 270 e 267 partidas, respectivamente, durante suas passagens por Milan e Real Madrid. Rodrygo e Vini Jr., que atualmente jogam no clube merengue, também aparecem entre os mais utilizados.

O levantamento traz ainda jogadores consagrados como Cafu, Éder Militão, Marcelo, Casemiro, e até nomes menos lembrados como Claiton, Felipe Mattioni e Vinicius Tobias, que atuaram em apenas uma partida com o treinador. Ancelotti, ao ser questionado, preferiu não entrar em detalhes sobre possíveis esquecimentos. “Tive problema com um, mas não te digo quem é”, declarou.

O dado revela o quanto a presença de brasileiros foi constante nos elencos dirigidos pelo técnico ao longo de sua carreira. Ele passou por clubes como Milan, Real Madrid, Chelsea, Bayern, PSG, Juventus, Napoli e Everton — todos com brasileiros no elenco em algum momento. Isso reforça a familiaridade do treinador com o estilo técnico e criativo dos jogadores do país.

Aliás, a própria fala de Ancelotti reflete sua admiração pelos atletas brasileiros: “O jogador brasileiro tem um nível técnico maior do que os outros. É, geralmente, humilde e tranquilo.” Essa percepção, embora pessoal, parece ter se confirmado na prática, visto o número elevado de brasileiros que ele dirigiu.

Atualmente, o técnico se prepara para a disputa da Copa do Mundo de 2026 à frente da seleção. O primeiro compromisso à frente da Canarinho será no dia 5 de junho, contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa.

A partida será disputada no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, às 20h (de Brasília). Cinco dias depois, em 10 de junho, o Brasil enfrenta o Paraguai, na Neo Química Arena, às 21h45.

Ana Teixeira

Recent Posts

Essa foi a declaração de Filipe Luís direcionada a Luiz Araújo, do Flamengo

Após a derrota do Flamengo por 1 a 0 para o Atlético-MG, no jogo de…

10 minutos ago

Atitude de Vitinho faz Fluminense desistir da contratação

O atacante Vitinho, revelado pelas categorias de base do Botafogo e com passagem importante pelo…

16 horas ago

Veja o que disse Samuel Lino sobre ser convocado para o Brasil

O atacante Samuel Lino vive um novo capítulo em sua carreira após ser anunciado oficialmente…

19 horas ago

Flamengo receberá montante milionário por conta de Marí

Mesmo distante da Gávea desde 2020, Pablo Marí ainda representa receita para o Flamengo. Segundo…

19 horas ago

Flamengo recebe montante milionário após cria ser vendido

O Corinthians finalizou, nesta sexta-feira (01), o pagamento referente à contratação de Matheuzinho, encerrando de…

20 horas ago

A declaração do técnico do Cruzeiro envolvendo o Flamengo

Após mais um tropeço do Cruzeiro na temporada, o técnico Leonardo Jardim voltou a cobrar…

20 horas ago