Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)
No jogo decisivo contra o Universidad de Chile, a presença de Alexander Barboza foi a reafirmação de uma liderança que o Botafogo precisava para seguir firme na Libertadores. Depois de semanas fora por conta de um problema no pé esquerdo, o zagueiro mostrou segurança e comandou a defesa com maestria, conquistando novamente a confiança da torcida e de todo o clube.
Barboza estava fora desde o fim de abril, quando se machucou na partida contra o Capital-DF pela Copa do Brasil. Foram cinco jogos longe dos gramados, o que incluiu confrontos decisivos tanto pela Libertadores quanto pelo Brasileirão. Sendo assim, sua recuperação e retorno em alto nível foram fundamentais para o time.
Nas redes sociais, a resposta dos torcedores foi imediata: “Barboza, mais uma vez, mostrando que joga muito!”, “Xerife voltou bem demais, firme e seguro!” e “Precisava de um tempo mesmo, voltou com tudo!”. Isso porque a segurança que ele transmitiu foi notória desde os primeiros minutos da partida.
Portanto, não foi só a torcida que aprovou o desempenho do zagueiro. A crítica esportiva também ressaltou sua liderança e inteligência tática. Barboza se destacou nas divididas, venceu duelos aéreos e organizou a defesa com maestria, como se nunca tivesse saído. Com isso, reafirmou seu papel central no sistema defensivo de Renato Paiva.
Cabe ressaltar que, em 2025, o camisa 20 já soma 66 ações defensivas, liderando as estatísticas do elenco. Apesar de não ter começado a temporada como titular absoluto, conquistou rapidamente seu espaço graças à solidez e personalidade em campo. No Brasileirão, participou de 26 partidas, acumulando mais de 2 mil minutos, e na Libertadores soma 11 jogos.
O Botafogo se prepara para o duelo contra o Santos, no domingo (01/06), pela competição nacional. Além disso, aguarda o sorteio das oitavas da Libertadores, que acontecerá na segunda-feira, para conhecer seu próximo adversário. A presença de Barboza nesse momento importante é fundamental porque oferece segurança à defesa e confiança ao grupo.
Desse jeito, o retorno do zagueiro é motivo de otimismo para o Glorioso na busca por títulos em 2025. Por isso, a torcida pode voltar a sonhar alto, sabendo que seu xerife voltou com tudo.
Em meio à Data Fifa de setembro, a Seleção Brasileira venceu o Chile por 3…
Em participação no “Charla Podcast”, o ex-atacante Muller discutiu o papel do centroavante no futebol…
Nos últimos anos, foram diversos os casos de jogadores que se envolveram em esquemas de…
O atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, voltou a ser assunto após a partida entre Equador…
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) condenou Bruno Henrique, atacante do Flamengo, a 12…
A XXV Copa da Amizade Brasil-Japão Sub-15, idealizada por Zico para estreitar laços entre Brasil…