Flamengo

Flamengo de Filipe Luís repete marca que não agrada os torcedores

Pelo terceiro ano consecutivo, o Flamengo terminou a fase de grupos da Libertadores na segunda colocação de sua chave. Na edição atual, mesmo vencendo o Deportivo Táchira por 1 a 0 na noite de quarta-feira (28), no Maracanã, a equipe carioca não conseguiu ultrapassar a LDU no saldo de gols.

Ambas as equipes fecharam a fase com 11 pontos, mas o clube equatoriano garantiu a liderança do Grupo C com saldo de quatro gols, contra três do time brasileiro.

Assim sendo, o clube da Gávea, que precisava de uma combinação de resultados para avançar em primeiro, viu o Central Córdoba ser derrotado pela LDU por 3 a 0, resultado que consolidou a classificação rubro-negra na segunda colocação.

Com isso, os comandados de Filipe Luís enfrentarão um adversário mais qualificado nas oitavas de final e farão o jogo de volta fora de casa.

Retrospectiva recente: campanhas de 2023 e 2024

Em 2023, o Flamengo chegou à competição como atual campeão da América, após uma trajetória invicta em 2022. Contudo, a equipe tropeçou em um grupo que contava com Racing, Ñublense e Aucas. Apesar da derrota para o clube equatoriano fora de casa, a equipe garantiu o segundo lugar ao vencer todas as partidas no Maracanã, finalizando com 11 pontos, dois a menos que os argentinos.

Na fase seguinte, acabou eliminada pelo Olimpia após revés por 3 a 1, em Assunção, na partida de volta.

Já na temporada seguinte, em 2024, o desempenho foi ainda mais abaixo do esperado. Com apenas 10 pontos, a equipe ficou atrás do Bolívar, líder com 13, em grupo que também contava com Palestino e Millonarios. A derrota para os chilenos como visitante manchou a campanha, mas o time novamente se classificou graças ao aproveitamento máximo em casa.

Nas oitavas, superou o Bolívar em um confronto tenso na altitude de La Paz, mas foi superado pelo Peñarol nas quartas de final, após perder o primeiro jogo no Maracanã e ser derrotado novamente no Uruguai.

Números e perspectivas para o mata-mata

Na edição atual, o Flamengo apresentou desempenho irregular. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota, totalizando 11 pontos. Em termos ofensivos, balançou as redes apenas seis vezes, com média de um gol por jogo, e sofreu três. A performance aquém das expectativas aumenta a pressão sobre a equipe nas fases decisivas.

Entre os possíveis adversários do clube carioca nas oitavas estão nomes tradicionais como Palmeiras, River Plate, São Paulo, Internacional, Estudiantes e a própria LDU. O sorteio dos confrontos está marcado para a próxima segunda-feira (02 de junho), e o Flamengo já sabe que decidirá a vaga fora de casa, cenário que tem sido desfavorável nas últimas edições do torneio.

Ana Teixeira

Recent Posts

Polêmico? Veja conversa do VAR em expulsão de volante do Flamengo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, na manhã deste domingo (02), o áudio da…

8 horas ago

Jornalista lamenta por situação de jogador do Flamengo

O Flamengo superou o Sport por 3 a 0 na noite de sábado (1º), no…

8 horas ago

A declaração de Benja sobre a final entre Flamengo e Palmeiras: “Não tem necessidade”

A final da Copa Libertadores de 2025 entre Palmeiras e Flamengo está marcada para o…

9 horas ago

Saiba como ficou a semifinal entre Flamengo e Vasco pelo Carioca Feminino

Flamengo e Vasco empataram por 2 a 2 neste domingo (2), no Estádio Nivaldo Pereira,…

9 horas ago

Bicampeão do mundo faz aposta ousada para Flamengo e Palmeiras

A final da Libertadores de 2025 colocará frente a frente duas das principais forças do…

10 horas ago

A declaração de Samuel Lino após voltar a participar de gol pelo Flamengo

Após um período de oscilação, Samuel Lino reencontrou protagonismo com a camisa do Flamengo na…

10 horas ago