Escudos de Palmeiras e Corinthians (Imagem: Editoria de arte/Gávea News/Henrique Machado)
Na quarta-feira (28), o Palmeiras encerrou a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores com uma atuação de destaque. Atuando no Allianz Parque, a equipe aplicou 6 a 0 no Sporting Cristal e garantiu a classificação às oitavas de final com 100% de aproveitamento. Foram seis jogos e seis vitórias, desempenho que assegurou a melhor campanha geral desta etapa da competição continental.
Este resultado fez com que o Verdão igualasse o próprio recorde estabelecido em 2022, quando também venceu todos os compromissos da fase inicial. Dessa forma, a equipe terá a vantagem de disputar o segundo jogo em casa até as semifinais, caso avance nas próximas fases. A decisão do torneio, por sua vez, será realizada em campo neutro, no Peru.
Com o triunfo sobre o time peruano, o clube paulista alcançou a marca de 142 vitórias em 248 partidas disputadas na história da Libertadores. Esse número é superior ao total de jogos realizados pelo Corinthians no torneio, que soma os mesmos 142 compromissos, mas com apenas 70 vitórias.
Isso coloca o Palmeiras como líder isolado em vitórias entre os clubes brasileiros que disputaram ao menos essa quantidade de partidas.
Aliás, apenas seis agremiações nacionais contabilizam mais jogos na competição do que o Palmeiras tem de triunfos: Grêmio, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro, Internacional e Santos. O Verdão, que soma 49 empates e 57 derrotas na história do torneio, disputará as oitavas de final pela 18ª vez – sendo a nona de forma consecutiva, o que representa dois recordes nacionais.
Aproveitando o momento positivo, o perfil oficial do Palmeiras utilizou as redes sociais para ironizar a eliminação precoce do Corinthians. O rival, que caiu ainda na fase preliminar da Libertadores, foi eliminado também na fase de grupos da Sul-Americana após perder para os reservas do Huracán, na Argentina, na terça-feira (27).
A equipe dirigida por Dorival Júnior terminou na terceira colocação de seu grupo.
Em tom provocativo, o clube alviverde publicou a mensagem: “Pra nós, o acesso é liberado. Já pra alguns… PÁ!”, acompanhada de emojis de olhos e símbolo de proibição. Ainda mais enfática, outra publicação dizia: “Tradição em Libertadores é pra porcos!”, destacando o ranking comparativo de vitórias e jogos das duas equipes.
A partida contra o Sporting Cristal também marcou a despedida do atacante Estêvão no Allianz Parque, sob os olhares atentos de olheiros do Chelsea, clube que negocia sua contratação. O jogador se despediu com direito a golaço, lágrimas da mãe e foi erguido pelos companheiros ao final da goleada, em clima de emoção no estádio.
O próximo adversário do Palmeiras na Libertadores será conhecido na segunda-feira (02 de junho), em sorteio oficial da CONMEBOL. Até lá, o time de Abel Ferreira volta suas atenções para o Brasileirão, onde enfrenta o Cruzeiro no sábado (01 de junho), às 19h30 (horário de Brasília). Posteriormente, o clube tem compromissos pelo Mundial de Clubes contra o Porto e o Al Ahly.
O caso envolvendo suposta fraude esportiva atribuída ao atacante Bruno Henrique, do Flamengo, ganhou contornos…
Um dia movimentado no futebol brasileiro: o STJD aplicou pesada punição a Bruno Henrique por…
Os destaques do dia passam por uma negociação importante no Flamengo, um balanço histórico da…
Em meio a uma janela de transferências intensa e à discussão sobre fair play financeiro…
Com a pausa no calendário pela Data Fifa, o Flamengo discute a permanência de Giorgian…
A 23ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2025 está marcada para meados de…