Botafogo

Botafogo planeja equilibrar a disputa pelo Brasileirão; entenda

O Botafogo encara mais um desafio fora de casa neste domingo (1), às 16h (horário de Brasília), diante do Santos na Vila Belmiro. A partida representa a última oportunidade para a equipe conquistar sua primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro antes da pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Até aqui, a performance do time longe do Estádio Nilton Santos tem sido motivo de preocupação interna.

A equipe comandada por Renato Paiva ainda busca entender os motivos para o desempenho irregular como visitante. Segundo o treinador, a dificuldade não está apenas no rendimento técnico, mas também na efetividade ofensiva.

“Tenho aspectos positivos e negativos que são claros. Jogar fora tem sido difícil. Estamos tentando saber o porque, mas, de fato, na Série A não é só jogar bem, mas também marcar gols. Em uma equipe que tenta marcar gols isso é complicado. Tivemos um jogo contra o São Paulo que acho que deveríamos ter ganho. Esse desequilibro tem desequilibrado na busca do título da Série A”. Para ele, a falta de equilíbrio tem sido determinante na queda de rendimento em relação à temporada passada.

Em 2025, o Alvinegro venceu apenas duas vezes longe de seus domínios: contra o Carabobo, pela Libertadores, e diante do Nova Iguaçu, no Carioca. No Campeonato Brasileiro, somou apenas dois pontos fora de casa em cinco partidas. Além disso, marcou quatro gols e sofreu 14 nas 13 partidas disputadas como visitante até o momento da temporada.

Esse cenário contrasta com a campanha de 2024, quando o Botafogo teve melhor desempenho como visitante do que como mandante. Naquele ano, conquistou 38 pontos fora de casa, com 11 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. O retrospecto atual preocupa porque, enquanto o time figura entre os dez melhores mandantes, é apenas o 14º na tabela de visitantes.

Antes da viagem aos Estados Unidos, o clube ainda enfrentará o Ceará no Nilton Santos, em duelo marcado para quarta-feira (05 de junho), às 20h (horário de Brasília). O confronto será a despedida da equipe do futebol nacional antes da estreia contra o Seattle Sounders na Copa do Mundo de Clubes.

Enquanto tenta corrigir os erros fora de casa, o Botafogo também lida com movimentações no elenco. Uma proposta do Nottingham Forest pelo zagueiro Jair está sendo analisada pela diretoria, ao passo que o retorno do meia Diego Hernández, após fim de empréstimo, ainda tem destino indefinido.

Paula Silva

Recent Posts

Final contra o PSG pode marcar despedida de atacante do Flamengo

O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…

2 horas ago

Flamengo vai disputar final contra Vasco ou o Corinthians em 2026

Campeão brasileiro de 2025, o Flamengo já projeta o início de sua temporada em 2026…

3 horas ago

PSG pode ficar sem três titulares contra o Flamengo

Com expectativa de grande público no Catar, a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e…

3 horas ago

Atacante do Flamengo é desejado por dois clubes da Europa

Com vínculo firmado até junho de 2029, o atacante Gonzalo Plata está no centro das…

3 horas ago

Dorival cita Filipe Luís, do Flamengo, após classificação do Corinthians

A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento…

4 horas ago

Fifa toma decisão envolvendo partida entre Flamengo e PSG; entenda

Após garantir vaga na decisão do Mundial de Clubes, o Flamengo se prepara para enfrentar…

4 horas ago