Flamengo

Flamengo de Filipe Luís alcança feito positivo no Brasileirão

O Flamengo vive, atualmente, um de seus momentos mais sólidos defensivamente no Campeonato Brasileiro. Após a goleada por 5 a 0 sobre o Fortaleza, no domingo (1), no Maracanã, pela 11ª rodada, o time alcançou uma marca que o coloca ao lado de São Paulo (2007) e Ceará (2010) como donos do melhor início defensivo da era dos pontos corridos, iniciada em 2003.

Em 11 jogos, foram apenas quatro gols sofridos, resultado que evidencia o nível de consistência do sistema comandado por Filipe Luís em sua primeira experiência como técnico profissional.

Filipe Luís consolida sua proposta

A solidez do setor defensivo do Rubro-Negro tem sido precípua para o bom desempenho na competição. O time carioca não é vazado há 402 minutos — a última vez que o goleiro Rossi foi superado ocorreu na 7ª rodada, aos 51 minutos do segundo tempo, quando Gabigol, hoje no Cruzeiro, balançou as redes em Belo Horizonte.

Desde então, o Flamengo manteve sua meta intacta em confrontos desafiadores, como diante de Palmeiras, Botafogo e Bahia. Ao todo, a equipe passou sem ser vazada em oito partidas, número que, até o momento, não foi alcançado por nenhum outro clube na edição 2025 do torneio nacional.

Números e comparações históricas

A equipe rubro-negra igualou feitos registrados por outras campanhas defensivas marcantes. Em 2007, o São Paulo também sofreu apenas quatro gols nas 11 primeiras rodadas — temporada que terminou com o título.

Já em 2010, o Ceará repetiu o mesmo número, embora sem conquistar a taça. Além desses, Corinthians (em três edições), Grêmio (duas vezes) e Palmeiras (em 2019 e 2022) são os outros clubes que chegaram próximo, sofrendo cinco gols no mesmo recorte de jogos.

Destaques dos jogos com defesa intacta

A lista de partidas em que o Flamengo manteve o zero no placar adversário mostra equilíbrio contra diferentes estilos de jogo. Entre os duelos estão vitórias contundentes como 6 a 0 contra o Juventude e 4 a 0 diante do Corinthians, além de empates como o 0 a 0 com o Vasco.

A equipe também não foi vazada em jogos como a vitória sobre o Bahia por 1 a 0 e os triunfos fora de casa contra Palmeiras e Grêmio.

Sistema coeso e foco no coletivo

Apesar de contar com boas atuações individuais, a força da defesa rubro-negra se deve, sobretudo, à organização coletiva. Sob a batuta de Filipe Luís, o sistema defensivo mostra compactação, leitura de jogo e transições equilibradas, o que dificulta a ação ofensiva dos adversários. A propósito, apenas três equipes conseguiram marcar contra o Flamengo: Cruzeiro, Internacional e Vitória.

Em resumo, o desempenho do Flamengo nesta primeira parte do Campeonato Brasileiro de 2025 reforça o potencial do trabalho do novo treinador e o comprometimento do elenco com uma proposta de jogo sólida, principalmente no setor mais recuado do campo.

Ana Teixeira

Recent Posts

Convocação de Ancelotti tem mais jogadores revelados pelo Flamengo do que por qualquer outro clube

Em meio à Data Fifa de setembro, a Seleção Brasileira venceu o Chile por 3…

2 dias ago

A declaração de Muller direcionada a Pedro, do Flamengo: “jogador vive de momento”

Em participação no “Charla Podcast”, o ex-atacante Muller discutiu o papel do centroavante no futebol…

2 dias ago

Flamengo: Bruno Henrique foi favorecido em julgamento, diz ex-Corinthians

Nos últimos anos, foram diversos os casos de jogadores que se envolveram em esquemas de…

2 dias ago

Preocupa? Plata, do Flamengo, faz revelação sobre sua condição física

O atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, voltou a ser assunto após a partida entre Equador…

2 dias ago

Veja a reação de Felipe Melo após julgamento de Bruno Henrique, do Flamengo

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) condenou Bruno Henrique, atacante do Flamengo, a 12…

2 dias ago

Freguês! Flamengo vence o Vasco na final e é campeão

A XXV Copa da Amizade Brasil-Japão Sub-15, idealizada por Zico para estreitar laços entre Brasil…

2 dias ago