Flamengo

Flamengo de Filipe Luís alcança feito positivo no Brasileirão

O Flamengo vive, atualmente, um de seus momentos mais sólidos defensivamente no Campeonato Brasileiro. Após a goleada por 5 a 0 sobre o Fortaleza, no domingo (1), no Maracanã, pela 11ª rodada, o time alcançou uma marca que o coloca ao lado de São Paulo (2007) e Ceará (2010) como donos do melhor início defensivo da era dos pontos corridos, iniciada em 2003.

Em 11 jogos, foram apenas quatro gols sofridos, resultado que evidencia o nível de consistência do sistema comandado por Filipe Luís em sua primeira experiência como técnico profissional.

Filipe Luís consolida sua proposta

A solidez do setor defensivo do Rubro-Negro tem sido precípua para o bom desempenho na competição. O time carioca não é vazado há 402 minutos — a última vez que o goleiro Rossi foi superado ocorreu na 7ª rodada, aos 51 minutos do segundo tempo, quando Gabigol, hoje no Cruzeiro, balançou as redes em Belo Horizonte.

Desde então, o Flamengo manteve sua meta intacta em confrontos desafiadores, como diante de Palmeiras, Botafogo e Bahia. Ao todo, a equipe passou sem ser vazada em oito partidas, número que, até o momento, não foi alcançado por nenhum outro clube na edição 2025 do torneio nacional.

Números e comparações históricas

A equipe rubro-negra igualou feitos registrados por outras campanhas defensivas marcantes. Em 2007, o São Paulo também sofreu apenas quatro gols nas 11 primeiras rodadas — temporada que terminou com o título.

Já em 2010, o Ceará repetiu o mesmo número, embora sem conquistar a taça. Além desses, Corinthians (em três edições), Grêmio (duas vezes) e Palmeiras (em 2019 e 2022) são os outros clubes que chegaram próximo, sofrendo cinco gols no mesmo recorte de jogos.

Destaques dos jogos com defesa intacta

A lista de partidas em que o Flamengo manteve o zero no placar adversário mostra equilíbrio contra diferentes estilos de jogo. Entre os duelos estão vitórias contundentes como 6 a 0 contra o Juventude e 4 a 0 diante do Corinthians, além de empates como o 0 a 0 com o Vasco.

A equipe também não foi vazada em jogos como a vitória sobre o Bahia por 1 a 0 e os triunfos fora de casa contra Palmeiras e Grêmio.

Sistema coeso e foco no coletivo

Apesar de contar com boas atuações individuais, a força da defesa rubro-negra se deve, sobretudo, à organização coletiva. Sob a batuta de Filipe Luís, o sistema defensivo mostra compactação, leitura de jogo e transições equilibradas, o que dificulta a ação ofensiva dos adversários. A propósito, apenas três equipes conseguiram marcar contra o Flamengo: Cruzeiro, Internacional e Vitória.

Em resumo, o desempenho do Flamengo nesta primeira parte do Campeonato Brasileiro de 2025 reforça o potencial do trabalho do novo treinador e o comprometimento do elenco com uma proposta de jogo sólida, principalmente no setor mais recuado do campo.

Ana Teixeira

Recent Posts

Final contra o PSG pode marcar despedida de atacante do Flamengo

O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…

20 horas ago

Flamengo vai disputar final contra Vasco ou o Corinthians em 2026

Campeão brasileiro de 2025, o Flamengo já projeta o início de sua temporada em 2026…

20 horas ago

PSG pode ficar sem três titulares contra o Flamengo

Com expectativa de grande público no Catar, a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e…

21 horas ago

Atacante do Flamengo é desejado por dois clubes da Europa

Com vínculo firmado até junho de 2029, o atacante Gonzalo Plata está no centro das…

21 horas ago

Dorival cita Filipe Luís, do Flamengo, após classificação do Corinthians

A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento…

21 horas ago

Fifa toma decisão envolvendo partida entre Flamengo e PSG; entenda

Após garantir vaga na decisão do Mundial de Clubes, o Flamengo se prepara para enfrentar…

22 horas ago