Brasil

A declaração de Alexandro sobre a convocação de Ancelotti

Aos 25 anos, Alexsandro Ribeiro vive um dos momentos mais marcantes de sua trajetória profissional. O zagueiro do Lille foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira, integrando a lista de Carlo Ancelotti para os confrontos contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

As partidas estão marcadas para quinta-feira (05), às 20h (de Brasília), fora de casa, e terça-feira (10), às 21h45, em São Paulo.

Ao lado da família em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense onde foi criado, Alex assistiu à convocação. Inicialmente apreensivo ao ouvir o nome do lateral Alex Sandro, do Flamengo, o defensor explodiu em emoção ao se reconhecer entre os escolhidos.

“Foi algo inimaginável, algo que jamais sonhamos ou acreditamos que iríamos chegar”, afirmou, visivelmente emocionado .

A trajetória marcada pela persistência

Revelado pelas categorias de base do Flamengo, Alexsandro integrou a mesma geração de Hugo Souza e Vinícius Júnior. Contudo, com poucas oportunidades no clube carioca, precisou buscar alternativas para seguir no futebol.

Sem sucesso imediato, enfrentou um hiato de um ano e meio sem atuar por nenhuma equipe, até surgir uma chance no Praiense, da quarta divisão de Portugal, por meio de Léo Percovich, ex-treinador da base do Fluminense.

Foi em solo português que iniciou uma escalada constante, passando pela terceira, segunda e finalmente primeira divisão do país. Posteriormente, foi contratado pelo Lille, onde consolidou seu espaço no elenco.

“Chegar ao nível que cheguei não me surpreende porque eu trabalhei. Estava na Terceira Divisão e pensava que conseguiria chegar na Segunda. Na Segunda, acreditava que poderia chegar na Primeira”, recorda .

A origem e o compromisso social

Nascido e criado na comunidade do Dique, em Duque de Caxias, o jogador enfrentou uma realidade de dificuldades extremas. Durante a infância, trabalhou como catador em um lixão e conviveu com a escassez dentro de casa.

“Lembrava do meu irmão abrindo a geladeira sem nada dentro… foi surreal. Quando você escuta seu nome, você pensa: ‘Consegui. Nós conseguimos’”, disse Alex, ao descrever o momento da convocação .

Mesmo com a ascensão na carreira, ele mantém vínculos com o local onde cresceu. Aliás, durante as férias, costuma retornar com cestas básicas e apoio moral para os moradores. Segundo ele, seu exemplo serve de inspiração para jovens que enfrentam o risco constante do envolvimento com o crime:

“Desviar do ciclo das drogas, da bandidagem, que é o que a gente mais vê por lá… Não inspiro só a minha família, mas toda minha comunidade e agora todo o Brasil”.

Expectativa e foco no futuro

Ambidestro e com 1,91m, Alexsandro destaca-se por sua habilidade com os pés, característica que desenvolveu ao treinar a perna esquerda após uma lesão na infância. Agora, seu foco está em mostrar valor dentro da Seleção.

“Não quero chegar na Seleção para passear. Quero deixar meu lugarzinho, uma pulguinha na orelha do Ancelotti”, afirmou. Em suas palavras, não se trata apenas de vestir a camisa canarinha, mas de construir uma trajetória sólida com ela.

Ana Teixeira

Recent Posts

Meia promete ‘dar a vida’ em seu retorno ao Flamengo

O meio-campista Victor Hugo está de volta ao Flamengo e não esconde a empolgação com…

24 minutos ago

Filipe Luís não poderá contar com oito jogadores do Flamengo para o próximo jogo

Com oito desfalques confirmados, o Flamengo definiu a lista de jogadores para enfrentar o Bragantino…

11 horas ago

Defensor do Flamengo, Danilo se manifesta através das redes sociais

Contratado no fim de janeiro, o zagueiro Danilo enfrenta um início de trajetória conturbado no…

11 horas ago

BAP interfere diretamente na venda de Wesley

A negociação entre Flamengo e Roma envolvendo o lateral-direito Wesley segue em compasso de espera,…

12 horas ago

Flamengo acumula série de polêmicas envolvendo o departamento médico do clube

A recente crise no departamento médico do Flamengo ganhou novos contornos após o vazamento de…

13 horas ago

Estafe de De la Cruz informa que tomará atitude após situação com o médico José Luiz Runco, do Flamengo

Afastado dos últimos compromissos do Flamengo, o meia uruguaio De La Cruz teve seu nome…

14 horas ago