Palmeiras

Palmeiras x Universitario: a declaração de Fabián Bustos

O Palmeiras vive um momento decisivo em sua temporada. Além da viagem marcada para o sábado (09 de junho), com destino aos Estados Unidos para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, a equipe de Abel Ferreira já projeta os compromissos que terá na volta ao Brasil. Afinal, logo depois do torneio intercontinental, o Verdão terá pela frente o arquirrival Corinthians pela Copa Betano do Brasil e ainda buscará a retomada da liderança no Brasileirão Betano.

Entretanto, um desafio importante se impõe no caminho do time paulista. Nas oitavas de final da Copa Libertadores, o adversário será o Universitario, tradicional clube peruano que, apesar do retrospecto negativo contra o Palmeiras, chega com confiança renovada. O ex-treinador da equipe de Lima, Fabián Bustos, que comandou o time até dois meses atrás, comentou sobre as qualidades do elenco que ele ajudou a montar.

Palmeiras x Bolívar na Libertadores (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Segundo Bustos, o Universitario é um time “muito bem trabalhado”, com atletas que “se adaptam a diferentes situações” e que jogam com intensidade. “É um time com muito coração, muito bem formado. Vão competir de igual para igual com o Palmeiras”, afirmou o treinador, que também teve passagem pelo Santos em 2022. Bustos ressaltou ainda que o elenco peruano não tem nada a perder, o que pode representar um perigo para o adversário brasileiro.

Bustos destacou também a solidez do projeto técnico no Universitario, comandado agora por Jorge Fossati. “Fiquei lá 17 meses. O atual técnico, Jorge Fossati, foi campeão um ano antes de mim, em 2023. Em 2024, vencemos também. Eu saí e o mesmo técnico voltou. Um treinador muito bom, com muita experiência e ele saberá jogar esses jogos, sabendo o quão difícil é o Palmeiras”, comentou.

Outro trunfo importante da equipe peruana, conforme Bustos, está no entrosamento. “Quase todos os seus jogadores estão juntos há duas temporadas e meia consecutivas”, afirmou. Segundo ele, os mesmos nomes conquistaram o Clausura de 2023 (com Fossati), o Apertura e o Clausura de 2024 (com Bustos), além do campeonato nacional daquele ano. Essa estabilidade é vista como um diferencial para enfrentar uma equipe do porte do Palmeiras.

Em termos de desempenho, o Universitario mostrou força principalmente atuando em casa. A equipe venceu os 21 jogos disputados como mandante no campeonato peruano de 2024, sendo também a defesa menos vazada da competição. Na Libertadores, apesar das derrotas para o Botafogo em 2024 e para o River Plate neste ano, o desempenho geral é considerado positivo. “Perdemos para o River no Monumental, que é uma fortaleza. Mas quase todos os times perdem lá”, pontuou Bustos.

Assim sendo, o confronto entre Palmeiras e Universitario tende a ser equilibrado, principalmente se levado em conta o momento coletivo da equipe peruana. Ainda que o favoritismo esteja ao lado do time brasileiro, os números e a estrutura mantida pela equipe de Lima tornam o duelo um obstáculo que exige atenção redobrada por parte do Verdão.

Matheus Felipe

Recent Posts

Ele está negociando com o Flamengo e teve seu acerto quase ‘selado’ pela sua mãe

A contratação de Samuel Lino pelo Flamengo marca mais um capítulo relevante no atual período…

3 horas ago

Atacante ventilado no Flamengo ganha destaque na Europa

Nome que recentemente foi ventilado como possível reforço do Flamengo, o atacante Noah Okafor provou,…

3 horas ago

Flamengo: Saúl se manifesta sobre a homenagem feita pela torcida flamenguista

O Flamengo oficializou a contratação do meio-campista Saúl Ñíguez e prepara a apresentação dele junto…

3 horas ago

Veja o que o lateral Wesley disse antes de embarcar para a Europa

Com apenas 21 anos, o lateral-direito Wesley se despediu do Flamengo nesta semana, rumo a…

3 horas ago

Flamengo: veja qual será a camisa do lateral Royal

A torcida rubro-negra tem mais um motivo para celebrar. Emerson Royal, novo lateral-direito do Flamengo,…

4 horas ago

Rival direto do Flamengo quer contratar o atacante Vitinho

A movimentação no mercado da bola segue intensa e, dessa vez, envolve diretamente o nome…

5 horas ago