Flamengo

Ídolo do Flamengo, Zico recebe homenagem na Europa

Zico, o eterno Galinho de Quintino, voltou a ser exaltado fora do Brasil. Mesmo décadas após se aposentar dos gramados, o craque segue sendo celebrado como um ícone mundial. Nesta quarta-feira (4), o ídolo do Flamengo ganhou uma homenagem marcante na Itália: uma arte em sua homenagem foi eternizada em um muro da sede de uma torcida organizada da Udinese.

Passagem de Zico pela Udinese foi marcante

Vale destacar que a torcida responsável pela homenagem leva o nome do craque: Arthur Zico Orsaria. O grupo, formado por apaixonados pela Udinese, fica no pequeno bairro de Orsaria, na cidade de Udine. Isso porque a passagem de Zico pelo clube italiano foi tão marcante que seu nome ultrapassou as quatro linhas e virou parte da identidade local.

Em sua conta oficial no Instagram, Zico agradeceu a homenagem. Além disso, ele participou de uma entrevista para a imprensa italiana, visitou uma loja de artigos esportivos e atendeu fãs com fotos e autógrafos. Para encerrar o dia, jantou com amigos e sua esposa Sandra.

Da Gávea para a Udinese

Zico chegou à Udinese logo após conquistar o Campeonato Brasileiro de 1983 com o Flamengo. A negociação gerou revolta entre os torcedores rubro-negros, culminando na renúncia do então presidente do clube, Antônio Augusto Dunshee de Abranches.

Sendo assim, o Galinho desembarcou na Itália como uma estrela. E correspondeu: foi vice-artilheiro do Campeonato Italiano na primeira temporada, com 19 gols, ficando atrás apenas de Michel Platini que disputou seis partidas a mais. Desse jeito, Zico rapidamente conquistou os italianos, mesmo atuando por um clube de menor expressão.

Reconhecimento que atravessa gerações

Na segunda temporada, Zico sofreu com lesões e jogou apenas 21 vezes. Seu último ato foi uma crítica à arbitragem após um gol irregular de Maradona, o que lhe rendeu uma punição de seis jogos nunca cumprida, porque voltou ao Flamengo em seguida.

Com isso, a homenagem atual reforça o quanto Zico segue vivo na memória do futebol europeu. Cabe ressaltar que o brasileiro marcou 30 gols em 54 jogos pela Udinese entre 1983 e 1985, eternizando seu nome também na Itália. Portanto, reverenciar Zico é entender por que ele é um dos maiores jogadores da história.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

Flamengo tem carta na manga para quebrar tabu e vencer o Juventude no Alfredo Jaconi

Na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi,…

18 minutos ago

Flamengo x Juventude: veja a escalação escolhida por Filipe Luís

Após uma pausa devido à Data Fifa, o Flamengo volta a campo pelo Brasileirão contra…

48 minutos ago

Flamengo gasta milhões em máquinas inéditas na América Latina para os jogadores

O debate sobre infraestrutura e ciência aplicadas ao futebol profissional voltou ao centro das discussões…

1 hora ago

Torcer contra? A declaração de Adriano Imperador envolvendo o Flamengo e a Inter de Milão

Adriano Imperador voltou ao centro das atenções em conversa divulgada pela Romário TV na quinta-feira…

2 horas ago

Goleiro de rival da Série A entra na mira do Flamengo

Em meio à busca por um novo goleiro, já que lida com a iminente saída…

2 horas ago

Flamengo negocia compra de direitos de campeonato para transmitir no YouTube

O FlaBasquete está em pré-temporada na Europa para disputar a Copa Intercontinental da Fiba, em…

3 horas ago