Flamengo

Ídolo do Flamengo, Zico recebe homenagem na Europa

Zico, o eterno Galinho de Quintino, voltou a ser exaltado fora do Brasil. Mesmo décadas após se aposentar dos gramados, o craque segue sendo celebrado como um ícone mundial. Nesta quarta-feira (4), o ídolo do Flamengo ganhou uma homenagem marcante na Itália: uma arte em sua homenagem foi eternizada em um muro da sede de uma torcida organizada da Udinese.

Passagem de Zico pela Udinese foi marcante

Vale destacar que a torcida responsável pela homenagem leva o nome do craque: Arthur Zico Orsaria. O grupo, formado por apaixonados pela Udinese, fica no pequeno bairro de Orsaria, na cidade de Udine. Isso porque a passagem de Zico pelo clube italiano foi tão marcante que seu nome ultrapassou as quatro linhas e virou parte da identidade local.

Em sua conta oficial no Instagram, Zico agradeceu a homenagem. Além disso, ele participou de uma entrevista para a imprensa italiana, visitou uma loja de artigos esportivos e atendeu fãs com fotos e autógrafos. Para encerrar o dia, jantou com amigos e sua esposa Sandra.

Da Gávea para a Udinese

Zico chegou à Udinese logo após conquistar o Campeonato Brasileiro de 1983 com o Flamengo. A negociação gerou revolta entre os torcedores rubro-negros, culminando na renúncia do então presidente do clube, Antônio Augusto Dunshee de Abranches.

Sendo assim, o Galinho desembarcou na Itália como uma estrela. E correspondeu: foi vice-artilheiro do Campeonato Italiano na primeira temporada, com 19 gols, ficando atrás apenas de Michel Platini que disputou seis partidas a mais. Desse jeito, Zico rapidamente conquistou os italianos, mesmo atuando por um clube de menor expressão.

Reconhecimento que atravessa gerações

Na segunda temporada, Zico sofreu com lesões e jogou apenas 21 vezes. Seu último ato foi uma crítica à arbitragem após um gol irregular de Maradona, o que lhe rendeu uma punição de seis jogos nunca cumprida, porque voltou ao Flamengo em seguida.

Com isso, a homenagem atual reforça o quanto Zico segue vivo na memória do futebol europeu. Cabe ressaltar que o brasileiro marcou 30 gols em 54 jogos pela Udinese entre 1983 e 1985, eternizando seu nome também na Itália. Portanto, reverenciar Zico é entender por que ele é um dos maiores jogadores da história.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

Ele está negociando com o Flamengo e teve seu acerto quase ‘selado’ pela sua mãe

A contratação de Samuel Lino pelo Flamengo marca mais um capítulo relevante no atual período…

15 horas ago

Atacante ventilado no Flamengo ganha destaque na Europa

Nome que recentemente foi ventilado como possível reforço do Flamengo, o atacante Noah Okafor provou,…

15 horas ago

Flamengo: Saúl se manifesta sobre a homenagem feita pela torcida flamenguista

O Flamengo oficializou a contratação do meio-campista Saúl Ñíguez e prepara a apresentação dele junto…

15 horas ago

Veja o que o lateral Wesley disse antes de embarcar para a Europa

Com apenas 21 anos, o lateral-direito Wesley se despediu do Flamengo nesta semana, rumo a…

15 horas ago

Flamengo: veja qual será a camisa do lateral Royal

A torcida rubro-negra tem mais um motivo para celebrar. Emerson Royal, novo lateral-direito do Flamengo,…

16 horas ago

Rival direto do Flamengo quer contratar o atacante Vitinho

A movimentação no mercado da bola segue intensa e, dessa vez, envolve diretamente o nome…

17 horas ago