Uniforme do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo já definiu o futuro de dois de seus zagueiros: Pablo e Cleiton. Ambos estão fora dos planos do clube e, conforme as informações mais recentes, não devem permanecer no elenco rubro-negro para a próxima temporada.
No caso de Pablo, a diretoria considera encerradas as chances de negociação. O defensor, que não faz parte do planejamento desde o início do ano, segue realizando atividades na academia do Ninho do Urubu, separado do restante do elenco. “A diretoria não tem mais esperanças de conseguir transferi-lo”, revelou o jornalista Venê Casagrande. O jogador não recebeu propostas até o momento, o que reforça o cenário de estagnação quanto ao seu destino.
Paralelamente, a situação de Cleiton, de 21 anos, também foi definida. A diretoria optou por não renovar o contrato do atleta, que se encerra em dezembro de 2025. Inicialmente, havia uma expectativa por parte do clube de que o estafe do zagueiro demonstrasse interesse em uma continuidade, o que não se concretizou.
Revelado pelas categorias de base do Flamengo, Cleiton chegou ao clube após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020, quando atuava pelo Canaã, da Bahia. Apesar da aposta no potencial do jovem defensor canhoto, ele teve poucas oportunidades no time principal. Em 2025, disputou apenas cinco partidas pelo Campeonato Carioca e, atualmente, ocupa a quarta posição na hierarquia de zagueiros, atrás de nomes como João Victor.
Aliás, o técnico Filipe Luís foi direto ao comentar a ausência de Cleiton na formação principal: “Foi uma opção minha. Tínhamos João e outros jogadores que podiam atuar na zaga, como Alex Sandro e Varela”. A fala evidencia que a saída do defensor está relacionada, sobretudo, a critérios técnicos.
Além disso, Cleiton foi protagonista de um episódio polêmico nesta temporada, ao se envolver em uma confusão no clássico contra o Botafogo, válida pelo Campeonato Carioca. O zagueiro agrediu Alexander Barboza com um soco, causando a perda de um dente do adversário. O ato rendeu uma suspensão de quatro partidas imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro.
Com essas definições, o Flamengo segue seu planejamento visando a próxima janela de transferências. Enquanto isso, a permanência de Pablo e Cleiton no clube caminha para um desfecho sem grandes movimentações externas.
Às vésperas da final da Copa Intercontinental, o Flamengo encerrou a preparação visando o confronto…
O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…
Campeão brasileiro de 2025, o Flamengo já projeta o início de sua temporada em 2026…
Com expectativa de grande público no Catar, a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e…
Com vínculo firmado até junho de 2029, o atacante Gonzalo Plata está no centro das…
A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento…