Flamengo

Flamengo vai receber valor extra pela saída de Gerson; veja

Gerson vai deixar o Flamengo após a disputa do Mundial de Clubes. O jornalista Venê Casagrande confirmou a informação e disse que “está tudo fechado”. O Zenit, da Rússia, vai pagar os 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 159 milhões) estipulados como multa rescisória, valor que será quitado integralmente e em parcela única, conforme exigência do clube carioca.

O contrato do jogador com os russos terá duração de cinco temporadas, encerrando-se em meados de 2030. Além disso, Gerson receberá um salário considerado “irrecusável” por pessoas próximas à negociação. Embora a operação tenha sido finalizada, a transação só será oficializada após a participação do Flamengo no torneio internacional que começa no sábado (14), nos Estados Unidos.

Cláusula de imagem obriga novo pagamento milionário

Apesar da liberação mediante o depósito da multa, a diretoria rubro-negra afirma que o encerramento do vínculo exigirá outro pagamento. O clube cobra do jogador a quantia de R$ 36 milhões por conta do contrato de direitos de imagem assinado anteriormente.

A cláusula em questão determina que, em caso de rescisão unilateral, a parte que romper o acordo precisa quitar integralmente o valor previsto até o fim do contrato.

O Flamengo já acionou seu departamento jurídico com o objetivo de iniciar uma cobrança formal contra Gerson. A diretoria entende que a saída para o Zenit não isenta o atleta das obrigações assumidas no papel, ainda que o vínculo esportivo tenha sido encerrado. Aliás, os dirigentes trabalham com duas frentes: acionar a CNRD, tribunal da CBF, ou levar a disputa para a Justiça Comum.

Clima de tensão marca bastidores da decisão

Essa exigência adicional se tornou um dos principais pontos de conflito entre clube e jogador. Fontes internas indicam que, durante as negociações, Gerson e seu pai, Marcão, já haviam sido informados da existência dessa cláusula. Mesmo assim, o estafe manteve o plano de transferência. O Flamengo, que não aceitou propostas parceladas anteriormente, também rechaçou qualquer possibilidade de perdão da dívida.

Enquanto isso, o ambiente externo esquentou. Torcedores utilizaram as redes sociais para criticar a decisão de manter o jogador no elenco durante o Mundial. Um perfil no X expressou indignação: “Se o Gerson aceitou a proposta do Russo, ele não deveria jogar o Mundial e muito menos ser capitão do time. O Flamengo tem que se acostumar a jogar sem ele desde já e privilegiar quem vai permanecer”.

Outra publicação reforçou a tensão: “Não tem cabimento ele viajar para os EUA estando com o futuro resolvido”.

Histórico da negociação e impacto esportivo

Essa não foi a primeira investida do Zenit por Gerson. No início do ano, o clube russo já havia oferecido 29 milhões de euros entre valores fixos e metas, mas o Flamengo renovou o contrato do meia, reduziu a multa e melhorou seu salário. Contudo, por não conseguir competir financeiramente com o exterior, o Rubro-Negro perdeu margem de manobra.

A situação jurídica agora pode se arrastar por meses. Afinal, embora o pagamento da cláusula de rescisão tenha sido suficiente para encerrar o vínculo desportivo, a cobrança da multa relacionada ao direito de imagem permanece em aberto e será judicializada. Portanto, mesmo com o destino traçado, Gerson ainda precisará lidar com desdobramentos fora das quatro linhas.

Ana Teixeira

Recent Posts

Zinho é sincero sobre o elenco do Flamengo: “às vezes, não dá encaixe…”

A atual fase do Flamengo tem sido marcada por um elenco recheado de talentos e…

5 minutos ago

A declaração de Lucas Paquetá após resultado do julgamento ser divulgado

A espera chegou ao fim. Após quase dois meses aguardando o veredito de um dos…

35 minutos ago

Vídeo: chegada de Carrascal no aeroporto leva torcedores do Flamengo à loucura

O ambiente no Aeroporto do Galeão foi de pura empolgação na noite desta quarta-feira (30),…

1 hora ago

Flamengo toma decisão após proposta de 95 milhões por Léo Ortiz, segundo portal

Mesmo diante de uma investida vultosa no atual mercado de transferências, o Flamengo optou por…

1 hora ago

Ex-jogador de Flamengo e Atlético revela para quem vai sua torcida

Nesta quinta-feira (31), Flamengo e Atlético-MG protagonizam um dos confrontos mais aguardados das oitavas de…

2 horas ago

AGORA: resultado do julgamento de Lucas Paquetá é revelado

Após mais de um ano de incertezas, Lucas Paquetá foi oficialmente absolvido das acusações de…

2 horas ago