Flamengo

Declaração do presidente da Conmebol deixa CBF contente

Reeleito para um novo mandato à frente da Conmebol, Alejandro Domínguez anunciou a intenção de implementar um sistema de fair play financeiro nas competições da entidade. Conforme destacou em seu discurso nesta quinta-feira (12 de junho), a proposta visa criar um mecanismo de controle sobre os gastos dos clubes sul-americanos, sobretudo diante do aumento expressivo das receitas, especialmente com premiações. “Temos que cuidar muito bem da saúde do nosso futebol”, afirmou. “De nada serve gerar dinheiro e investir, com os clubes ficando cada vez mais endividados”.

A permanência de Domínguez no cargo está garantida até pelo menos 2031, o que, segundo ele, representa uma janela importante para consolidar mudanças estruturais no futebol continental. Assim sendo, o dirigente defende que o novo modelo ajude a evitar que o crescimento financeiro dos clubes seja acompanhado por dívidas igualmente crescentes. Embora tenha sido enfático em sua defesa da nova política, ele não especificou quando o regulamento entrará em vigor ou quais serão seus critérios.

Samir Xaud presidente CBF (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Aliás, a proposta foi bem recebida por Samir Xaud, presidente da CBF. Xaud, que assumiu o comando da entidade após suceder Ednaldo Rodrigues, já havia demonstrado publicamente apoio à ideia de um sistema de controle financeiro no futebol brasileiro. Segundo ele, a medida é fundamental para dar mais solidez aos clubes e criar um ambiente de gestão responsável.

Desde a confirmação de sua eleição, Xaud publicou uma portaria que determina a formação de um grupo de trabalho com o objetivo de discutir os parâmetros de um possível fair play financeiro em competições organizadas pela CBF. “Queremos clubes fortes”, pontuou Domínguez. “Queremos que se invista o dinheiro na logística que nos vai assegurar o futuro”.

Apesar disso, ainda não há clareza sobre como o modelo será implementado nas diferentes realidades econômicas do continente. Afinal, a disparidade de arrecadação entre clubes de países como Brasil e Argentina, em comparação com outros mercados menores da América do Sul, pode ser um obstáculo. Entretanto, tanto Domínguez quanto Xaud sinalizam disposição para tratar o tema com seriedade.

A expectativa, portanto, é de que as entidades avancem nas discussões nos próximos meses. Conforme indicam os movimentos recentes da Conmebol e da CBF, há uma tentativa de alinhar os modelos de gestão ao que já é adotado em mercados como o europeu, onde regras de fair play financeiro têm sido discutidas há mais de uma década, com diferentes níveis de eficácia.

Matheus Felipe

Recent Posts

Jogador do Flamengo passará por procedimento médico fora do Brasil

A contratação de Nicolás De La Cruz, vinda do River Plate, foi uma das mais…

8 horas ago

Torcida do Flamengo pede contratação de ex-atacante do Fluminense

A forte ligação entre o atacante Kauã Elias e o Fluminense pode não ser suficiente…

8 horas ago

Vídeo: jogador do Flamengo pede contratação de Neymar

O zagueiro Iago, revelado pelas categorias de base do Flamengo e atualmente integrado ao elenco…

8 horas ago

Léo Pereira, do Flamengo, aparece em ranking mundial ao lado de Mbappé e Van Dijk

Léo Pereira encerra a temporada de 2025 como peça central na defesa do Flamengo. Contratado…

8 horas ago

A declaração de Toni Kroos, ex-Real Madrid, direcionada ao Flamengo

Com passagem marcante pelo Real Madrid, o ex-volante Toni Kroos comentou sobre o desempenho do…

9 horas ago