Flamengo

Próximas contratações podem gerar problemas para o Flamengo

No momento em que a diretoria do Flamengo se aproxima de anunciar dois novos nomes, Jorge Carrascal, da Colômbia, e o irlandês Michael Johnston, uma questão importante surge nos bastidores: como acomodar tantos estrangeiros em campo sem desrespeitar o regulamento da CBF? 

O clube se prepara para reforçar o elenco, mas essa movimentação no mercado pode gerar dor de cabeça na hora de montar a equipe.

Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol estabelece que cada time pode escalar no máximo nove jogadores estrangeiros por partida nas competições que organiza, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Sendo assim, embora não haja limite de estrangeiros no elenco como um todo, o técnico precisará fazer cortes a cada rodada, caso ultrapasse esse número.

Flamengo já conta com sete gringos no elenco

A lista atual do Flamengo já tem nomes de peso: Rossi (Argentina), Varela, Viña, De La Cruz e Arrascaeta (Uruguai), Erick Pulgar (Chile) e Gonzalo Plata (Equador). Com isso, a possível chegada de Carrascal e Johnston levaria o clube ao teto permitido de nove, um cenário que exige atenção tática e planejamento estratégico.

Vale destacar que, em torneios organizados pela Conmebol, como a Libertadores, não há essa limitação, o que amplia a margem de manobra. No entanto, como o Brasileirão e a Copa do Brasil seguem sendo prioridade, o desafio persiste.

Um elenco recheado e o desafio da escolha

Cabe ressaltar que a qualificação do grupo é essencial para encarar o calendário intenso da temporada. Por isso, o clube se movimenta no mercado. Mas a abundância de opções também cobra um preço: a necessidade de deixar bons nomes fora da lista de relacionados a cada jogo.

Dessa maneira, Filipe Luís terá a missão de equilibrar qualidade técnica com regras federativas, uma equação que vai exigir habilidade, liderança e, sobretudo, boa comunicação com o elenco.

Além disso, a situação destaca que montar um elenco forte é necessário, mas gestão de grupo será o diferencial em 2025.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

Flamengo x Botafogo: alvinegro terá desfalque importante para o clássico

Após a Data Fifa, o Botafogo reencontra o Flamengo pela 28ª rodada do Brasileirão. O…

2 horas ago

Flamengo estuda denunciar rival à FIFA após sofrer calote

Até esta terça-feira (14 de outubro), o Flamengo segue sem receber do Internacional por Thiago…

2 horas ago

Spindel faz revelação surpreendente sobre negociação de Gerson com o Flamengo

Relatos da ESPN apontam incômodo de Gerson no Zenit e possível retorno ao Brasil. Dois…

2 horas ago

Torcedores do Japão mandam recado para Zico, ídolo do Flamengo

Nesta terça-feira (14 de outubro), o Japão venceu o Brasil por 3 a 2 no…

2 horas ago

Flamengo pode contar com retorno importante para o time titular

O Flamengo entra nas semanas tratadas internamente como as mais importantes da temporada. O time…

3 horas ago

Rede Globo faz contratação de peso para Copa do Mundo de 2026

A TV Globo confirmou a contratação de Ronaldinho Gaúcho para integrar sua equipe na cobertura…

3 horas ago