Categories: Flamengo

Flamengo emite nota oficial para se retratar

O português Alfredo Almeida, recém-nomeado diretor das categorias de base do Flamengo, teve sua apresentação marcada por uma polêmica envolvendo declarações sobre o perfil de jogadores de diferentes continentes. A repercussão negativa forçou o dirigente a se retratar oficialmente ainda na segunda-feira (14), poucas horas após a entrevista concedida no Ninho do Urubu.

Durante a coletiva, Almeida respondeu a um questionamento relacionado às recentes críticas feitas por José Boto, diretor de futebol do clube, sobre a tentativa de replicar o modelo europeu na formação de atletas brasileiros. A partir disso, ele destacou que o futebol nacional ainda preserva uma essência única, associada a criatividade e improviso, mas acabou generalizando ao citar outras regiões do mundo.

“O que o atleta brasileiro tem, provavelmente, não há em mais nenhuma parte do mundo. Tem a ver com o dom, a magia, a irreverência, a relação com a bola”, afirmou. Na sequência, buscou ilustrar as diferenças, apontando a África como referência em “valências físicas” e a Europa em “parte mental”.

A fala gerou reações imediatas, sobretudo por atrelar características físicas e cognitivas a grupos geográficos específicos, o que foi interpretado por muitos como uma visão estereotipada. Com isso, a assessoria do Flamengo divulgou nota oficial em nome de Almeida na tentativa de amenizar a situação.

“Um trecho específico da minha fala, isolado do contexto geral, acabou gerando interpretações que em nada refletem meu pensamento. Por isso, peço desculpas se a forma como me expressei causou qualquer desconforto. Não houve, em momento algum, a menor intenção de soar discriminatório”, esclareceu.

O dirigente ainda reforçou sua visão mais abrangente sobre o futebol global, buscando reparar o impacto de sua declaração inicial. “Tenho total consciência de que há atletas com grande capacidade tática no futebol africano, assim como existem jogadores europeus com enorme talento criativo e brasileiros com impressionante força física. As características dos jogadores não se limitam à sua origem geográfica”, completou.

A controvérsia ocorre num momento em que o clube passa por mudanças estruturais no departamento de base, após a saída de Carlos Noval. Alfredo Almeida, que chegou ao Brasil no início de 2025 como auxiliar direto de José Boto, foi promovido e assumiu o comando do setor com a missão de renovar os métodos de formação de jovens atletas.

Equipe Gávea News

Recent Posts

Alex Sandro, Bruno Henrique, Cebolinha, Danilo e mais: jogadores em fim de contrato no Flamengo

O Flamengo inicia 2026 com atenção redobrada à situação contratual de parte do elenco. Ao…

2 horas ago

Flamengo atropela o Grêmio e conquista mais um título

O Flamengo reafirmou sua força no futebol feminino de base ao conquistar, no sábado (20),…

2 horas ago

Juninho se despede do Flamengo: “Vivi um sonho…”

Após uma temporada marcada por conquistas expressivas com a camisa do Flamengo, o atacante Juninho…

2 horas ago

Cria do Flamengo, Vini Jr tira foto do Real Madrid das redes sociais

Vinícius Júnior encerra o ano em clima de tensão no Real Madrid. Apesar da vitória…

2 horas ago

Flamengo se despede de Juninho, vendido ao Pumas: “As ruas jamais vão esquecer”

A despedida de Juninho marcou o fim de uma curta, mas simbólica trajetória do atacante…

3 horas ago

Ex-jogador do Flamengo é anunciado por novo clube

A negociação entre Flamengo e Pumas resultou na primeira saída oficial do elenco rubro-negro campeão…

3 horas ago