Categories: Flamengo

Flamengo emite nota oficial para se retratar

O português Alfredo Almeida, recém-nomeado diretor das categorias de base do Flamengo, teve sua apresentação marcada por uma polêmica envolvendo declarações sobre o perfil de jogadores de diferentes continentes. A repercussão negativa forçou o dirigente a se retratar oficialmente ainda na segunda-feira (14), poucas horas após a entrevista concedida no Ninho do Urubu.

Durante a coletiva, Almeida respondeu a um questionamento relacionado às recentes críticas feitas por José Boto, diretor de futebol do clube, sobre a tentativa de replicar o modelo europeu na formação de atletas brasileiros. A partir disso, ele destacou que o futebol nacional ainda preserva uma essência única, associada a criatividade e improviso, mas acabou generalizando ao citar outras regiões do mundo.

“O que o atleta brasileiro tem, provavelmente, não há em mais nenhuma parte do mundo. Tem a ver com o dom, a magia, a irreverência, a relação com a bola”, afirmou. Na sequência, buscou ilustrar as diferenças, apontando a África como referência em “valências físicas” e a Europa em “parte mental”.

A fala gerou reações imediatas, sobretudo por atrelar características físicas e cognitivas a grupos geográficos específicos, o que foi interpretado por muitos como uma visão estereotipada. Com isso, a assessoria do Flamengo divulgou nota oficial em nome de Almeida na tentativa de amenizar a situação.

“Um trecho específico da minha fala, isolado do contexto geral, acabou gerando interpretações que em nada refletem meu pensamento. Por isso, peço desculpas se a forma como me expressei causou qualquer desconforto. Não houve, em momento algum, a menor intenção de soar discriminatório”, esclareceu.

O dirigente ainda reforçou sua visão mais abrangente sobre o futebol global, buscando reparar o impacto de sua declaração inicial. “Tenho total consciência de que há atletas com grande capacidade tática no futebol africano, assim como existem jogadores europeus com enorme talento criativo e brasileiros com impressionante força física. As características dos jogadores não se limitam à sua origem geográfica”, completou.

A controvérsia ocorre num momento em que o clube passa por mudanças estruturais no departamento de base, após a saída de Carlos Noval. Alfredo Almeida, que chegou ao Brasil no início de 2025 como auxiliar direto de José Boto, foi promovido e assumiu o comando do setor com a missão de renovar os métodos de formação de jovens atletas.

Equipe Gávea News

Recent Posts

Saída de zagueiro, preocupação com Ortíz e recado de rival: as últimas notícias do Flamengo

Um dia de novidades para o torcedor rubro-negro: o Flamengo confirmou a saída de Cleiton…

6 horas ago

Lesão de Pedro, pedido importante de Bruno Henrique e leilão do Maracanã: as últimas notícias do Flamengo

No giro de hoje: o Flamengo lida com a fratura no antebraço direito de Pedro…

7 horas ago

A declaração de Gerson, ex-Flamengo, após marcar seu primeiro gol na Rússia

O Zenit goleou o Orenburg por 6 a 0 na Gazprom Arena. Pela última rodada…

7 horas ago

Filipe Luís, do Flamengo, é sincero ao falar sobre partida de volta contra o Racing

O Flamengo abriu vantagem na semifinal da Libertadores ao vencer o Racing por 1 a…

7 horas ago

A declaração de Agüero direcionada a Pedro, do Flamengo

Aposentado desde 2021 por problemas cardíacos, Sergio Agüero tem ampliado sua atuação como comentarista e…

7 horas ago

A declaração de Luiz Araújo após a vitória do Flamengo na Libertadores

O Flamengo deu um passo importante rumo à final da Libertadores ao vencer o Racing…

8 horas ago