Neymar em atuação pelo Santos na Vila Belmiro - Fotos: Raul Baretta/ Santos FC.
Após um mês de paralisação devido à disputa do Mundial de Clubes, o Santos está prestes a retornar ao Campeonato Brasileiro. A equipe da Vila Belmiro receberá o Flamengo nesta quarta-feira (16), às 20h (horário de Brasília), pela 14ª rodada da competição. Para o duelo, o técnico Cleber Xavier deverá escalar a mesma formação utilizada no amistoso diante da Desportiva Ferroviária-ES, segundo antecipação do comentarista Fábio Sormani.
A escalação santista prevista inclui Brazão no gol; Escobar, Basso, Luan Peres e Souza na linha defensiva; Tomás Rincón, Zé Rafael e Neymar no meio-campo; e Barreal, Deivid Washington e Guilherme no ataque. A repetição do time que atuou no amistoso indica a busca por manutenção da base, embora algumas escolhas causem questionamentos.
Um dos pontos criticados por Sormani é a titularidade de Deivid Washington. O centroavante, emprestado pelo Chelsea até dezembro, ainda não marcou gols nesta temporada e, segundo o jornalista, sua presença no time titular não se justifica. “Nosso centroavante não faz gol. Está lá ganhando R$ 800 mil por mês e não faz gol. Se ele fosse do Santos, da base, teria que apostar. Mas não é”.
Enquanto isso, uma das novidades no elenco santista, Willian Arão, ainda não será aproveitado. O meio-campista, recém-contratado, está em fase de recondicionamento físico após um período de dois meses de férias. Durante sua apresentação, o próprio jogador reconheceu que precisa de tempo para se readaptar. “Fazia três anos que não tirava férias. […] Agora é questão de recondicionamento. Pegar ritmo de treinamento, conhecer os companheiros. Aí estarei pronto para ajudar o Santos”.
Pelo lado do Flamengo, a lista de relacionados divulgada não conta com Pedro, que vive um momento de atrito com o técnico Filipe Luís. Após ser deixado de fora contra o São Paulo, o atacante foi criticado pelo treinador, que citou um “comportamento ridículo” e “deboche” nos treinos. Em resposta, Pedro afirmou que se sentiu desvalorizado e considerou a crítica “acima do tom e desrespeitosa”.
Além do centroavante, o time carioca também não contará com os laterais Alex Sandro e Ayrton Lucas, ambos lesionados, e com o atacante Michael, que permanece no Rio de Janeiro para tratamento no tornozelo. Por outro lado, Matheus Gonçalves volta a ser opção, após ter sua negociação com o Cruzeiro vetada.
Atualmente, o Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro com 27 pontos, mesma pontuação do Cruzeiro. Já o Santos tenta se firmar após a pausa e buscar regularidade na competição. O reencontro entre as duas equipes promete intensidade e clima tenso, tanto pelas ausências quanto pelas cobranças internas.
O Flamengo promete agitar a segunda metade da temporada com reforços pontuais, e um dos…
Ricardo Rocha, campeão mundial em 1994, analisou a crise envolvendo Pedro e Filipe Luís e…
As camisas retrô deixaram de ser apenas peças nostálgicas para colecionadores e torcedores saudosistas. Hoje,…
O torcedor rubro-negro pode começar a sonhar com mais um nome de peso no ataque.…
A partida entre Flamengo e Santos, marcada para esta quarta-feira (16), ganhou contornos de tensão…
O Flamengo está na reta final da preparação para um dos jogos mais importantes da…