Gonzalo Plata x Hulk - Flamengo x Atletico-MG (Foto: Adriano Fontes/Flamengo)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira (28), os áudios do VAR referentes ao lance que gerou polêmica durante a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no domingo (27), no Maracanã, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O episódio envolveu o volante Fausto Vera e o atacante Gonzalo Plata, e levantou questionamentos por parte dos jogadores rubro-negros, que pediam a expulsão do atleta do Galo.
O lance em questão ocorreu após uma jogada em velocidade puxada por Plata, que avançava em direção ao gol adversário quando foi derrubado por Fausto Vera. A arbitragem, liderada por Ramon Abatti Abel, inicialmente marcou pênalti e aplicou cartão amarelo ao jogador do Atlético. No entanto, após recomendação do árbitro de vídeo, Márcio Henrique de Góis, a decisão foi revista no monitor e a falta foi reposicionada para fora da área, mantendo-se o cartão amarelo.
A análise do VAR indicou que, apesar do contato, não havia configuração para expulsão por impedir uma oportunidade clara de gol, o chamado DOGSO (sigla em inglês para “Denying an Obvious Goalscoring Opportunity”). Segundo o VAR, “o domínio vem para trás e ele perde a verticalidade”, além do fato de “ter um defensor com possibilidade de dominar a bola”, como afirmou o árbitro durante a revisão.
A explicação técnica da CBF sustentou que Plata, ao dominar a bola, não direcionou o lance diretamente para o gol, o que teria afastado a configuração de um ataque promissor interrompido de forma ilegal. Ainda segundo os áudios, o árbitro reforçou essa interpretação: “Falta e amarelo porque tem um defensor que pode pegar a bola”.
Mesmo com a vitória que garantiu a liderança do Brasileirão ao Flamengo, a insatisfação com a arbitragem foi evidente. O técnico Filipe Luís dirigiu-se ao vestiário visivelmente irritado, ironizando com um “parabéns” ao quarto árbitro. Além do episódio com Fausto Vera, a equipe carioca também reclamou de outras jogadas, como um carrinho de Alan Franco e um contato com Arrascaeta dentro da área que não foram punidos com pênalti.
Com o apito final, o Flamengo somou três pontos importantes e passou a liderar o campeonato com 36 pontos. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (31), às 21h30 (horário de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Após a vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG pelo Brasileirão, o lateral-esquerdo Matías Viña falou…
Na noite do último domingo, o Flamengo venceu o Atlético-MG por 1 a 0 no…
O Flamengo venceu o Atlético-MG por 1 a 0 neste domingo no Maracanã e reassumiu…
Nicolas De La Cruz pode estar perto de deixar o Flamengo e retornar ao River…
Nos últimos dias, o nome de Gabriel Jesus, atacante do Arsenal, ganhou destaque na mídia…
Depois da derrota por 1 a 0 para o Flamengo no último domingo (27), válida…