Flamengo

Jornalista cita Jorge Jesus ao comparar Flamengo de Filipe Luís com o de 2019

O Flamengo segue chamando atenção na temporada de 2025, mas a comparação com o time comandado por Jorge Jesus em 2019 continua rendendo debates acalorados. O jornalista Paulo Cobos destaca que, apesar do trabalho competente de Filipe Luís, a equipe atual enfrenta limitações que tornam improvável repetir o mesmo desempenho da temporada histórica.

Diferenças de elenco e contexto

Vale destacar que o elenco atual tem características bem diferentes do time de 2019. Isso porque muitos jogadores ainda acumulam pouca experiência como profissionais no Brasil. Segundo Cobos: 

“Flamengo de 2025 não será tão bom como o de Jorge Jesus em 2019, e isso não será culpa de Filipe Luís. Reforços caros, como Emerson Royal, chegaram agora e já são vaiados”. 

Com isso, a pressão da torcida sobre nomes recém-chegados evidencia a dificuldade de adaptação e o impacto no rendimento coletivo.

Além disso, o jornalista ressalta que, mesmo com um quarteto ofensivo de qualidade, a equipe atual não alcança o mesmo brilho de Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol. Dessa maneira, a comparação entre épocas se torna complexa, porque envolve fatores de experiência, química de elenco e maturidade tática.

Análise de desempenho

O Flamengo de Jorge Jesus disputou 74 partidas em 2019, obtendo 49 vitórias, 16 empates e apenas nove derrotas, com 73,4% de aproveitamento. Por outro lado, o time de Filipe Luís soma 49 jogos nesta temporada, com 32 vitórias, dez empates e sete derrotas, atingindo 72,1% de aproveitamento. 

Portanto, apesar de próximo, o desempenho ainda não iguala o feito de 2019, sendo assim necessário considerar contexto e nível de competição.

Próximo compromisso

O Flamengo se prepara agora para enfrentar o Internacional neste domingo, 17, às 18h30, no Beira-Rio. Cabe ressaltar que a manutenção da liderança no Campeonato Brasileiro será fundamental, porque cada ponto conquistado influencia diretamente na consolidação do elenco rumo aos títulos. Por isso, o desafio contra o Colorado ganha importância estratégica para o Mengão.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

Staff de Kaio Jorge considera proposta do Flamengo irrecusável

O atacante Kaio Jorge, destaque do Cruzeiro na temporada de 2025, voltou a ser alvo…

15 horas ago

Viña recebe proposta para deixar o Flamengo e clube toma decisão

O lateral-esquerdo Matías Viña foi alvo de uma proposta inicial do River Plate, da Argentina,…

15 horas ago

Ex-Palmeiras reage à contratação de Vitão pelo Flamengo

A contratação de Vitão pelo Flamengo foi oficialmente encaminhada nesta terça-feira (30), quando o zagueiro…

15 horas ago

Flamengo faz publicação direcionada a Bruno Henrique

Nesta terça-feira (30), o Flamengo utilizou suas redes sociais para parabenizar um de seus principais…

15 horas ago

Fifa faz publicação envolvendo o Flamengo

O Flamengo encerrou o ano de 2025 em destaque no cenário internacional, após ser lembrado…

16 horas ago

Flamengo define valor mínimo para vender Carrascal

Apesar do pouco tempo com a camisa rubro-negra, Jorge Carrascal já se tornou uma peça…

16 horas ago