No início dos anos 1980, Antônio Augusto Dunshee de Abranches presidiu o Flamengo entre 18 de dezembro de 1980 e 14 de agosto de 1983. Advogado, ele comandou um dos períodos mais vitoriosos do clube, com Libertadores e Mundial de 1981, além dos Brasileiros de 1982 e 1983 e do Carioca de 1981. Em 1983, a venda de Zico para a Udinese gerou forte pressão e levou à sua renúncia.
Depois da renúncia, Dunshee de Abranches não voltou a ocupar cargo na política rubro-negra. Já seu filho, Rodrigo Dunshee, foi vice-presidente na gestão de Rodolfo Landim e disputou a última eleição, vencida por Luiz Eduardo Baptista, o Bap.
E infelizmente, o clube comunicou e lamentou a morte de Dunshee de Abranches neste domingo (07 de setembro). Ele tinha 88 anos. A causa do falecimento não foi divulgada. E
Em nota de pesar, o Flamengo destacou o período de gestão do ex-presidente e seus resultados esportivos. O texto abriu com uma mensagem que reuniu a expressão de condolências e a informação sobre o período em que Dunshee esteve no cargo.
“O Clube de Regatas do Flamengo manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Antônio Augusto Dunshee de Abranches, presidente do clube entre 18 de dezembro de 1980 e 14 de agosto de 1983.”
Por sua vez, a diretoria rubro-negra ressaltou a atuação do dirigente como advogado e a sequência de títulos obtidos em sua administração. Na sequência, o clube listou as conquistas de 1981, 1982 e 1983 e reforçou a relevância daquele ciclo.
“Advogado respeitado e apaixonado pelo Flamengo, Dunshee de Abranches liderou o clube em um dos períodos mais vitoriosos de nossa história. Sob sua gestão, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca de 1981, a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes no mesmo ano, além dos Campeonatos Brasileiros de 1982 e 1983.”
Por fim, o comunicado apontou o legado deixado pelo ex-presidente e expressou condolências à torcida e aos familiares. O texto também reiterou o lugar de Dunshee de Abranches na memória institucional do clube.
“Sua administração consolidou o Flamengo como potência nacional e mundial.
Neste momento de luto, o Flamengo se solidariza com familiares, amigos e toda a Nação Rubro-Negra, agradecendo pelo legado de conquistas e de paixão deixado por Dunshee de Abranches.
Sua memória permanecerá para sempre na história do Mais Querido.”
O Flamengo, que atravessa uma fase positiva na temporada, tem contado com atuações consistentes de…
Na última quinta-feira (23), durante o intervalo do programa Equipe F, da ESPN, o comentarista…
A cobrança de pênalti de cavadinha mal executada contra o Flamengo, marcada por uma defesa…
A polêmica envolvendo o jornalista Paulo Vinícius Coelho (PVC) e o diretor de futebol do…
O São Paulo acertou mais um reforço para suas categorias de base visando a temporada…
Com o objetivo de seguir na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta…