Flamengo

Saiba como foi o desempenho de Gonzalo Plata, do Flamengo, na vitória do Equador sobre a Argentina

No encerramento das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, Equador e Argentina se enfrentaram no Estádio Monumental de Guayaquil, em Guayaquil, nesta terça-feira (09 de setembro), às 20 horas (horário de Brasília). A seleção equatoriana já estava garantida no Mundial mesmo iniciando a competição com dedução de pontos.

Depois de uma sequência recente sem vitórias, o Equador viveu um jogo de muitas interrupções e faltas intensas. O primeiro tempo se estendeu por 59 minutos, com paralisações constantes e revisões do VAR. A atmosfera ficou ainda mais tensa após um cartão vermelho na etapa inicial e novo vermelho no começo do segundo tempo.

O fato principal veio ainda antes do intervalo. O Equador venceu a Argentina por 1 a 0, com gol de Enner Valencia, em cobrança de pênalti, aos 57 minutos do primeiro tempo. A penalidade foi assinalada após cotovelada de Tagliafico em Preciado, dentro da área, com revisão de sete minutos no vídeo. A partida seguiu travada, porém controlada pelos anfitriões.

A expulsão de Nicolás Otamendi, aos 30 minutos do primeiro tempo, alterou o cenário. O zagueiro derrubou Enner Valencia quando o atacante entrava de frente para o gol. Entretanto, a igualdade numérica voltou logo no início da etapa final: Moisés Caicedo recebeu o segundo amarelo aos quatro minutos. Foram ainda advertidos Preciado e Plata, além de Tagliafico e Lautaro Martínez.

Atacante do Flamengo, Gonzalo Plata foi titular e atuou por 70 minutos, sendo substituído por Kevin Rodríguez na etapa final. Nesse período, finalizou uma vez, acertou dois dribles e venceu quatro duelos em campo. Além disso, colaborou defensivamente com três ações e recebeu cartão amarelo, em atuação participativa pelas pontas.

Aos 27 minutos do segundo tempo, o Equador criou chance clara de ampliar após erro de saída da Argentina. Kendry Páez deixou Kevin Rodríguez na frente de Emiliano Martínez, que salvou com o pé. No rebote, Vite finalizou por cima. A partir dali, a Argentina pressionou mais, mas não conseguiu empatar o placar em Guayaquil.

Com o resultado, o Equador chegou a 29 pontos e assumiu a segunda posição das Eliminatórias, ultrapassando o Brasil. Aliás, a seleção encerrou a campanha após começar com três pontos negativos e já classificada ao Mundial. De acordo com os registros, a partida teve árbitro colombiano no comando do VAR e da equipe de campo.

O desempenho geral do Equador nas Eliminatórias foi de oito vitórias, oito empates e duas derrotas, ficando atrás apenas da Argentina. A defesa sofreu cinco gols em 18 jogos, enquanto o ataque marcou 14. Além disso, a equipe quebrou tabu de quatro partidas sem vencer, todas empatadas em 0 a 0, contra Chile, Brasil, Peru e Paraguai.

Redação

Recent Posts

Site expõe flagra de Léo Pereira e Karoline Lima juntos

A influenciadora Karoline Lima e o zagueiro Léo Pereira, do Flamengo, voltaram a ser assunto…

14 minutos ago

Brasileirão: veja todos os cenários possíveis para o Flamengo após Palmeiras x Cruzeiro

O Flamengo perdeu para o Fortaleza por 1 a 0, na noite de sábado (25),…

44 minutos ago

Ministério Público toma decisão sobre absolvição de réus do incêndio no Ninho do Urubu

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) recorreu da decisão da Justiça…

1 hora ago

Imprensa internacional repercute derrota do Flamengo para o Fortaleza

O Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza, na Arena Castelão, pelo Brasileirão,…

2 horas ago

Cria do Flamengo se destaca em vitória na Europa

O lateral-direito Wesley, revelado pelo Flamengo, foi novamente titular da Roma neste domingo (26), na…

2 horas ago

Jornalista da Globo diz que Flamengo entrou “em outra rotação” contra o Fortaleza

A derrota por 1 a 0 para o Fortaleza, no sábado (25), na Arena Castelão,…

3 horas ago