Matías Viña em ação pela Seleção Uruguaia (Foto: Leonardo Carrenõ)
A última rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 teve jogo em Santiago na terça-feira (09 de setembro). Enquanto o Uruguai chegou classificado ao Estádio Nacional, o Chile atuou em casa. O lateral esquerdo Matías Viña, do Flamengo, esteve com a seleção uruguaia na partida. O ambiente colocava frente a frente uma equipe garantida no Mundial e outra sem margem para recuperação.
Com o resultado do confronto, Chile e Uruguai empataram em 0 a 0. A Celeste terminou na terceira posição, com 28 pontos, assegurando vaga em seu quinto Mundial seguido. A La Roja fechou as Eliminatórias na lanterna, com 11 pontos. Segundo a classificação final, será a terceira edição consecutiva do torneio internacional sem a participação dos chilenos.
O primeiro tempo teve chances dos dois lados. Aos 9 minutos, o chileno Echeverría arriscou de fora da área, mas a bola subiu. Aos 16, Darwin Núñez finalizou forte e Lawrence Vigouroux defendeu. Já aos 28, Lucas Cepeda respondeu para o Chile e parou em Santiago Mele. Os chilenos ainda criaram outras oportunidades com Cepeda, porém o placar seguiu inalterado até o intervalo.
Na volta do intervalo, o cenário continuou equilibrado. Cristian Olivera invadiu a área e chutou fraco. Logo depois, Fabián Hormazábal exigiu ótima defesa de Mele, e no rebote Emiliano Ramos mandou por cima. A La Roja criou grande chance aos 16 minutos, quando Ben Brereton Díaz cabeceou para fora quase na pequena área. No restante do confronto, as defesas prevaleceram e o 0 a 0 se manteve.
No time uruguaio, Matías Viña, lateral do Flamengo, iniciou entre os titulares e atuou 90 minutos. Além disso, foi bastante acionado: tocou 54 vezes na bola, acertou todos os desarmes que tentou e errou apenas seis passes. O defensor voltou a vestir a camisa da seleção após uma grave lesão na perna direita, completando o compromisso integralmente.
Com o término dos compromissos das seleções, os jogadores se despedem dos grupos nacionais e retornam aos clubes. O lateral esquerdo do Flamengo está liberado para retornar ao clube. Assim, Viña volta a ficar à disposição do técnico Filipe Luís após a passagem pela equipe de Marcelo Bielsa nesta data das Eliminatórias.
No clube carioca, o uruguaio briga por posição sob o comando de Filipe Luís. Apesar das atuações pela seleção e no Rubro-Negro, ele ainda não se consolidou entre os onze titulares para a temporada. Esse contexto ocorre após período de recuperação, já que a lesão séria retardou a sequência de jogos e a retomada de ritmo no elenco principal.
Com o fim da Data Fifa, o Flamengo retoma a rotina mirando o Brasileirão e…
No encerramento das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026,…
O Sesc Flamengo iniciou uma nova etapa no vôlei, com assinatura de novo contrato e…
El Alto tem quase 4.100 metros de altitude. Lá, o Brasil disputou a 18ª rodada…
O atacante Bruno Henrique recebeu suspensão de 12 jogos em processo ligado a manipulação de…
Oswaldo de Oliveira, carioca nascido em 5 de dezembro de 1950, é treinador de futebol…