Flamengo

Flamengo estabelece três condições para iniciar construção do estádio

O Flamengo avança no projeto de estádio próprio no terreno do Gasômetro, em São Cristóvão, com estudos técnicos e discussões internas em curso. O tema mobiliza a diretoria e o Conselho Deliberativo, enquanto alternativas financeiras e parcerias são avaliadas. Torcedores acompanham as etapas, e o planejamento considera o histórico recente do projeto e as particularidades da área escolhida para a futura arena.

Após um novo acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, não há mais prazo definido para a conclusão do estádio do Gasômetro, segundo o UOL. Anteriormente, o projeto exigia finalização até 2029. No ano passado, a gestão de Rodolfo Landim havia anunciado essa meta, que deixou de vigorar com a atualização do entendimento entre as partes.

A gestão de Luiz Eduardo Baptista (Bap) estabeleceu três fatores para decidir o início e o ritmo da obra. São a capacidade de gerar recurso próprio, o custo do dinheiro e a busca de parceria. O clube descarta pegar empréstimo por conta de juros e rejeita modelo de SAF para viabilizar a construção.

Para atualizar o andamento do projeto, o Conselho Deliberativo se reunirá na próxima quarta-feira (17), no Salão Nobre da Gávea. A diretoria planeja apresentar o estágio dos estudos e esclarecer pontos técnicos e financeiros ao colegiado. Além disso, o clube convocou reunião específica para tratar da construção e das alternativas de financiamento.

Enquanto isso, o Flamengo aguarda estudos de viabilidade econômica conduzidos pela FGV e pela empresa Arena, que detalharão custos e premissas. Inicialmente, o orçamento era de R$ 2 bilhões. Entretanto, a diretoria já trabalha com estimativa próxima de R$ 3 bilhões, segundo o UOL. Esses números embasam a discussão sobre a necessidade de recursos e possíveis parcerias.

Paralelamente, prosseguem levantamentos no terreno do Gasômetro. Entre eles estão a análise da contaminação do solo, com investigação ambiental, atualização de avaliação de riscos e definição da melhor estratégia para ‘descontaminar’ a área. Além disso, há levantamento de dados geotécnicos e topográficos, medidas que subsidiam o projeto executivo e a organização do futuro canteiro.

O estádio ficará na região do Gasômetro, em São Cristóvão, na fronteira com a Zona Portuária. O local está próximo à Rodoviária Novo Rio e ao Terminal Gentileza. A área tem 86 mil metros quadrados, e há expectativa de capacidade para 77.923 pessoas.

Redação

Recent Posts

Site afirma que Flamengo fez contato por jogador do Real Madrid

O Flamengo fez uma consulta recente pela situação de Endrick, atacante do Real Madrid, visando…

3 horas ago

Flamengo garante lucro recorde ao Fortaleza em 2025

O Fortaleza superou o Flamengo por 1 a 0 nesse sábado (25), na Arena Castelão,…

3 horas ago

Site expõe flagra de Léo Pereira e Karoline Lima juntos

A influenciadora Karoline Lima e o zagueiro Léo Pereira, do Flamengo, voltaram a ser assunto…

4 horas ago

Brasileirão: veja todos os cenários possíveis para o Flamengo após Palmeiras x Cruzeiro

O Flamengo perdeu para o Fortaleza por 1 a 0, na noite de sábado (25),…

4 horas ago

Ministério Público toma decisão sobre absolvição de réus do incêndio no Ninho do Urubu

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) recorreu da decisão da Justiça…

5 horas ago

Imprensa internacional repercute derrota do Flamengo para o Fortaleza

O Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza, na Arena Castelão, pelo Brasileirão,…

5 horas ago