Neymar x Arrascaeta (Fotos: Raul Barreta/Santos - Gilvan de Souza/Flamengo)
Com o retorno ao futebol brasileiro, Neymar reencontrou o Santos em meio a um cenário de reformulação e cobrança intensa por resultados. No entanto, sua atuação mais recente, no empate por 1 a 1 com o Atlético-MG no domingo (14), evidenciou as dificuldades enfrentadas pelo camisa 10 em campo. Apesar de demonstrar evolução física, o atacante perdeu um gol claro e teve participação discreta durante a partida em Belo Horizonte.
A performance apagada reacendeu debates na imprensa esportiva. Em programa da ESPN, os comentaristas Zé Elias e Zinho protagonizaram um embate sobre o momento do jogador santista e teceram uma comparação com Arrascaeta, do Flamengo. Zinho tentou contextualizar a situação do craque, dizendo: “Bota o Arrascaeta no time do Santos pra ver se ele vai jogar…”.
Já Zé Elias rebateu com veemência: “Mas ele não vai ficar na inhaca que fica o Neymar, Zinho! Ele vai participar muito mais do jogo, vai ser um exemplo… O Neymar não ajuda. Neymar perde a bola e fica olhando. O Arrascaeta não faz isso. Ele se esforça, é um líder”.
As críticas a Neymar aumentaram após uma sequência de quatro partidas sem marcar gols. Sua última atuação decisiva ocorreu em 4 de agosto, quando balançou as redes duas vezes diante do Juventude no MorumBIS. Desde então, o camisa 10 acumula apenas três gols e nenhuma assistência em 13 jogos do Brasileirão.
Enquanto Neymar enfrenta instabilidade, Arrascaeta vive fase oposta no Flamengo. O uruguaio chegou ao quinto jogo consecutivo marcando gols, incluindo partidas pelo clube e pela seleção. No último domingo (14), ele abriu o placar na vitória por 2 a 0 sobre o Juventude, após cruzamento preciso de Saúl, atingindo uma marca inédita na carreira.
Além do bom momento técnico, Arrascaeta também acumula números expressivos. Com 13 gols, é o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro e lidera as estatísticas ofensivas do Flamengo em 2025. Na temporada de 2019, o jogador havia atingido 18 gols e 19 assistências, números que podem ser superados caso mantenha o atual desempenho.
A análise feita por Zé Elias também citou outros jogadores como exemplos de entrega em campo, entre eles Philippe Coutinho: “Olha o que o Philippe Coutinho está fazendo. O Coutinho corre, dá pique, desarma, participa do jogo… Neymar não poderia fazer isso?”.
Apesar das críticas, o técnico do Santos, Juan Pablo Vojvoda, saiu em defesa de Neymar. Após a partida contra o Atlético-MG, declarou: “Teve chances no primeiro tempo, isso é importante. Vamos ter ainda um Neymar melhor. Quero um Neymar melhor porque gosto de trabalhar com grandes jogadores, ele é um dos grandes e eu gosto disso”.
O próximo compromisso do Santos será diante do São Paulo, no domingo (21), às 20h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro. A equipe alvinegra ocupa a 16ª colocação, com 23 pontos, e busca se afastar da zona de rebaixamento.
As discussões sobre a implementação do fair play financeiro no futebol brasileiro voltaram a ganhar…
A Conmebol anunciou, nesta terça-feira (16), uma mudança para as quartas de final da Libertadores.…
O Flamengo intensificou, nesta terça-feira (16), a preparação para o jogo de ida das quartas…
A Torcida Jovem Fla foi suspensa de competições esportivas por dois anos nesta terça-feira (16).…
Às vésperas de Flamengo x Estudiantes pelas quartas de final da Libertadores, nesta terça-feira (16…
Essa semana marca a abertura das quartas de final da Libertadores no Maracanã. Flamengo e…