torcida do Flamengo no Maracanã (Foto:Adriano Fontes/Flamengo)
A Torcida Jovem Fla foi suspensa de competições esportivas por dois anos nesta terça-feira (16). A decisão do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos ocorreu após a Justiça deixar de homologar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Rio (MPRJ).
Entretanto, o Ministério Público indicou que novos relatórios do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) registraram ocorrências recentes envolvendo integrantes da organizada. Entre os episódios, houve invasões na Supervia, tumultos e agressões em vias públicas.
Na decisão, a juíza Renata Guarino destacou a repetição de práticas violentas e citou a ação civil pública que tramita desde 2015. “Sem medo de ser repetitiva, passados dez anos, são reportados fatos semelhantes aos outrora registrados e que justificaram a propositura da presente ação civil pública em 2015”.
A medida foi solicitada pelo MPRJ por meio do GAEDEST/MPRJ e da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte. A juíza deixou de homologar o TAC que a torcida havia assinado em 28 de agosto com o MP e o Bepe.
Segundo o MP, relatórios do Bepe mencionam “reiterados episódios de violência e crimes”.
Além disso, foram relatadas invasões em estações da Supervia e em coletivos, roubos no interior do Maracanã e agressões a torcedores rivais. No dia do retorno ao estádio, integrantes invadiram os trilhos da Supervia e provocaram a paralisação dos trens.
Outro ponto em investigação é a morte de um torcedor do Vasco em confronto recente. Segundo as primeiras informações, ainda em apuração, a confusão começou após uma emboscada atribuída a integrantes da Jovem Fla contra a Força Jovem do Vasco.
Também houve registros de agressões em Copacabana, Niterói e Cidade de Deus, além de casos de torcedores que pularam catracas, danificaram uma estação e andaram na linha férrea.
Já sobre outras organizadas, a Justiça determinou o envio de ofícios do Bepe sobre ocorrências envolvendo Força Jovem do Vasco e Fúria e Jovem do Botafogo ao MPRJ para análise. Ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada.
Dois bilhões de reais. Este foi o faturamento do Flamengo em 2025, com todas as…
A torcida rubro-negra tem motivos de sobra para comemorar. Depois de semanas de expectativa e…
Comprar um carro de luxo é emocionante, mas entrar no mundo dos veículos de luxo…
Dubai é uma cidade onde cada viagem se transforma em uma experiência de elegância, conforto…
A MC Games repaginou a home do seu site, marcando uma fase de modernização completa…
A PlayBet, plataforma de jogos online e apostas esportivas pertencente ao C4B Gaming Group, anunciou…