André Rizek durante um programa do SporTV (Foto: Reprodução/SporTV)
André Rizek voltou a debater o tratamento da mídia ao Flamengo no Charla Podcast. A conversa foi ao ar nesta terça-feira (16 de setembro) e reacendeu discussões entre torcedores nas redes.
Segundo o jornalista, ao longo dos anos se consolidou um “tratamento nobre” ao clube na cobertura esportiva. Entretanto, rivais com conquistas parecidas receberiam enquadramentos depreciativos, o que teria moldado expectativas no debate público.
“Quando eu vim morar no Rio de Janeiro, em 2010, meu primeiro choque foi com a cobertura da mídia. A primeira coisa que eu percebi foi que o Flamengo tem um tratamento nobre. Por exemplo, se o Flamengo vence a Taça Guanabara: ‘A Guanabara é do Mengão!’. Aí o Botafogo ganha o Campeonato Estadual: ‘Botafogo vence o Estadual esvaziado’. Espera, alguma coisa tá diferente “
Rizek ainda citou comparações de manchetes envolvendo Vasco, Real Madrid e Liverpool, além de lembrar a atenção dada a Ronaldinho no Flamengo. Além disso, afirmou que parte da torcida se acostumou a esse tipo de abordagem.
“Ronaldinho espirrava, RONALDINHO! Aí o Vasco ganhava do Aurora, maior goleada da história internacional do Vasco, quatro linhas. Está estranho. E aí você acostuma o torcedor do Flamengo que tem que ser assim. Ao Flamengo tudo e aos outros nada. Zoeira, trata com desdém, com piada. Então o próprio torcedor do Flamengo se habituou a esse tratamento”.
O jornalista também levou o argumento ao debate sobre a comparação entre Arias e Arrascaeta no noticiário. Além disso, reforçou que a crítica é à cultura de cobertura, não ao clube.
“Eu disse que o John Arias era, na minha opinião, o melhor e o mais completo jogador em atividade no Brasil. ‘Mas e o Arrasca?’. Eu não falei do Flamengo, estou falando do Arias. Não pode elogiar nada que seja fora do Flamengo . Não é nada contra o clube. Foi se criando uma cultura de mídia no Brasil, que é ‘Ao Flamengo tudo, e aos outros, porrada, zoeira, diminuição e desrespeito’. O Flamengo é o clube mais popular do Brasil, uma marca muito poderosa. Mas os outros também têm que ser tratados com respeito”
Vivendo fase artilheira, Arrascaeta celebrou os ‘tabus’ quebrados pelo Flamengo em 2025. A fala ocorreu…
A repercussão das palavras de Virgil van Dijk sobre a torcida do Flamengo ganhou destaque…
Às vésperas de Flamengo x Estudiantes, ida das quartas da Libertadores, o debate sobre o…
O Flamengo avançou nas tratativas para renovar o contrato do técnico Filipe Luís. O primeiro…
As quartas de final da Copa Libertadores 2025 têm início nesta semana, com jogos de…
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está discutindo mudanças para a Copa do Brasil de…