Filipe Luís pelo Flamengo (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo)
O Flamengo deu um importante passo nas quartas de final da Libertadores ao vencer o Estudiantes por 2 a 1, na noite de quinta-feira (18 de setembro), no Maracanã. A vantagem, construída com gols nos primeiros minutos, acabou reduzida após vacilo nos acréscimos, o que deixou a decisão da vaga totalmente aberta para o jogo de volta, na próxima quinta-feira (25), em La Plata, na Argentina.
Ao fim da partida, o técnico Filipe Luís concedeu entrevista coletiva para esclarecer algumas questões, entre elas, a ausência de Jorge Carrascal no confronto. Mesmo com a saída de Arrascaeta no segundo tempo, o colombiano não foi acionado, e o treinador esclareceu os critérios adotados para as substituições.
“A escolha do Luiz Araújo pelo Arrascaeta e do Bruno Henrique pelo Pedro, naquele momento, era porque a nossa equipe estava perdendo o domínio do jogo, estava perdendo território”, justificou.
O treinador também foi direto ao comentar sobre a não utilização de Carrascal. “Pra mim, não importa se o jogador custou 100 milhões ou se é da base. Vai jogar quem eu achar melhor naquele momento”, afirmou Filipe Luís.
O duelo começou com intensidade máxima por parte do time carioca. Logo aos 14 segundos, Pedro abriu o placar após assistência de Plata. Pouco depois, aos 9 minutos, Varela aproveitou cruzamento de Ayrton Lucas e ampliou o marcador. A atuação inicial animou os mais de 65 mil torcedores presentes, que marcaram o maior público do Maracanã desde a reforma do estádio.
Entretanto, o ritmo imposto nos minutos iniciais não se manteve durante toda a partida. Com o placar a favor e o Clássico dos Milhões diante do Vasco no horizonte, o Flamengo reduziu a intensidade e permitiu que o Estudiantes crescesse na reta final. Aos 46 minutos do segundo tempo, Carrillo aproveitou sobra na área para descontar e manter a equipe argentina viva na disputa.
Além da queda de rendimento, o Rubro-Negro também lidou com uma polêmica de arbitragem. Aos 36 minutos da segunda etapa, Gonzalo Plata foi expulso após lance polêmico, em que teria sido agredido por um zagueiro adversário. A decisão do árbitro gerou reclamações, e posteriormente a Conmebol anulou o cartão vermelho, liberando o atacante para o jogo de volta.
O resultado obriga o Estudiantes a vencer por dois gols de diferença no jogo de volta para avançar diretamente. Em caso de vitória dos argentinos por um gol, a decisão vai para os pênaltis. Já o Flamengo garante a classificação mesmo com um empate.
A CazéTV teria feito uma proposta "agressiva" para contar com Denilson como comentarista. Entretanto, a…
Após a vitória contra o Estudiantes, na quinta-feira (18 de setembro), o Flamengo volta ao…
O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1, nesta quinta-feira (18 de setembro), no…
Após a Conmebol anular o cartão vermelho de Gonzalo Plata, a vitória do Flamengo por…
A polêmica da expulsão de Gonzalo Plata, revertida pela Conmebol menos de 24 horas após…
Em noite de ida das quartas da Libertadores, o Flamengo venceu o Estudiantes por 2…