Vinícius Júnior agradece apoio da torcida do Flamengo no Maracanã (Foto: Paula Reis/Flamengo)
A história do Flamengo vai muito além dos títulos e da paixão da torcida. Parte fundamental dessa trajetória está nas categorias de base do clube, que formaram gerações de craques capazes de brilhar nos maiores palcos do futebol mundial.
Entre esses palcos, poucos têm o prestígio da UEFA Champions League — competição que contou com atuações marcantes de jogadores revelados no Ninho do Urubu.
Revelado pelo Flamengo em 2017, Vinícius Júnior alcançou o topo do futebol mundial atuando pelo Real Madrid. O atacante foi decisivo nas conquistas da Champions League em 2022, contra o Liverpool, e em 2024, diante do Borussia Dortmund, marcando nas duas finais.
Aos 24 anos, Vini Jr. foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, consolidando-se como um símbolo da nova geração rubro-negra.
Cria da Gávea, Júlio César teve participação crucial na campanha vitoriosa da Inter de Milão em 2009/10. O goleiro brilhou especialmente na semifinal contra o Barcelona, segurando o ataque comandado por Messi e garantindo a vaga para a final contra o Bayern de Munique, em que a Inter se sagrou campeã europeia.
Formado nas categorias de base do Flamengo, Sávio integrou o elenco do Real Madrid nas conquistas da Champions League em 1997/98, 1999/00 e 2001/02. Com cinco temporadas no clube espanhol, ele se tornou o terceiro brasileiro com mais anos defendendo o Real Madrid, atrás apenas de Marcelo e Roberto Carlos.
Adriano Leite Ribeiro, o Imperador, teve uma passagem marcante pela Champions League de 2004/05 com a camisa da Inter de Milão. O atacante balançou as redes sete vezes em sete jogos e deu duas assistências.
Mesmo com a eliminação para o Milan nas quartas de final, sua performance se destacou pela força e precisão nos lances ofensivos.
A tradição rubro-negra em formar grandes talentos remonta às décadas anteriores. Lendas como Zico, Júnior e Adílio não disputaram a Champions League, mas abriram caminho para que as futuras gerações do Flamengo pudessem ganhar espaço internacional com prestígio e competitividade.
Embora não tenha grande identificação com o Flamengo, Felipe Melo foi revelado nas divisões de base do clube. Em 2013/14, foi destaque pelo Galatasaray na Champions League, inclusive marcando gol na vitória contra o Copenhague.
Chegou a receber nota 8,0 da imprensa turca na derrota por 4 a 1 para o Arsenal.
O zagueiro Juan, ídolo do Flamengo, disputou a Champions League por Bayer Leverkusen e Roma. Ele marcou três gols na competição, sendo um com a equipe alemã e dois com o clube italiano — contra Sporting e Arsenal, respectivamente.
Outro revelado pelo Flamengo, Renato Augusto também teve passagem pela Champions League. Atuando pelo Bayer Leverkusen, foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Genk, da Bélgica, na edição 2011/12. Na partida, compartilhou o campo com o craque alemão Michael Ballack.
Giorgian Arrascaeta demonstrou confiança quanto à renovação de seu contrato com o Flamengo. Em entrevista…
O ex-goleiro Júlio César, ídolo histórico do Flamengo, elogiou publicamente o trabalho de Agustín Rossi,…
O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, prestou depoimento ao Tribunal Disciplinar da Conmebol nessa sexta-feira…
O ex-lateral Gilberto, que atuou como coordenador do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na base…
O Flamengo já iniciou os preparativos para o jogo de ida da semifinal da Libertadores,…
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) formalizou nesta sexta-feira (10) denúncias contra…