jogadores do Flamengo comemorando (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo)
A disputa pelas primeiras posições do Brasileirão-2025 ganhou novo cenário após a atualização dos jogos adiados. Com a vitória expressiva por 5 a 1 sobre o Sport, fora de casa, e a derrota do Palmeiras, o Flamengo assumiu a liderança nas projeções de título.
O desempenho rubro-negro impulsionou a probabilidade da equipe conquistar o campeonato de 39,11% para 65,44%, um aumento de 26,33 pontos percentuais. Esse salto do time carioca foi favorecido pela sequência negativa do Palmeiras, que acumulou duas derrotas consecutivas.
O time paulista perdeu por 2 a 1 para o Mirassol e, em seguida, foi superado por 1 a 0 pelo Santos, ambos os confrontos como visitante. Prejudicado por desfalques por suspensões e convocações, o Verdão teve queda em sua chance de título, que passou de 59,65% para 33,39%, recuo de 26,26 pontos.
O Cruzeiro, que ainda aparece nas estimativas com 1,17% de possibilidade, teve pequena redução em relação ao índice anterior, que era de 1,24%. A diferença no crescimento das chances rubro-negras está relacionada à perda dessas possibilidades mínimas do clube mineiro.
As probabilidades são baseadas em modelos estatísticos desenvolvidos pelo economista Bruno Imaizumi. O cálculo considera microdados acumulados desde 2013 pela equipe do Gato Mestre e analisa cerca de 4.889 partidas de edições passadas do Brasileirão, com base na métrica consolidada de expectativa de gols (xG).
Na próxima rodada, marcada para quarta-feira (19), o Palmeiras enfrenta o Vitória no Allianz Parque, às 19h30. O Flamengo joga no mesmo dia, às 21h30, no Maracanã, em clássico contra o Fluminense.
Rebaixado para a Série B após a goleada sofrida por 5 a 1 diante do…
A cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Flamengo voltou à liderança da competição…
A vitória expressiva por 5 a 1 sobre o Sport, em partida atrasada da 12ª…
Depois de semanas de incerteza e julgamentos no STJD, Bruno Henrique voltou a campo com…
Após ser absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) das acusações de fraude relacionadas…
Após uma goleada expressiva diante do Sport, o Flamengo assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato…