Filipe Luís faz história como técnico do Flamengo após final do Intercontinental (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Com vínculo prestes a expirar, Filipe Luís se tornou o centro das atenções entre os rubro-negros durante o Jogo das Estrelas, realizado no sábado (27), no Maracanã. O treinador, que comanda o Flamengo desde setembro de 2024, ainda não chegou a um acordo para estender seu contrato com o clube, que se encerra no final deste mês.
A indefinição gerou manifestações públicas de apoio por parte de nomes do elenco atual. O zagueiro Léo Ortiz e o meia Jorginho se posicionaram favoráveis à continuidade do trabalho. Ambos participaram da equipe formada por Zico no evento beneficente e destacaram a importância de manter o atual treinador para o planejamento da temporada de 2026.
Léo Ortiz, ao comentar sobre o tema, valorizou a filosofia de jogo implantada por Filipe Luís: “Espero que ele fique, é o melhor treinador do Brasil hoje. Desde que chegou, conseguiu evoluir todos os jogadores. É um cara que acreditou no meu trabalho e faz um jogo que encanta. A torcida gosta. A gente torce para que continue, mas passa por ele e pela diretoria. A gente só pode torcer para que ele continue. Vamos ver como as coisas vão acontecer. Espero que ele e o clube possam se entender”.
Enquanto isso, Jorginho apontou que uma eventual mudança na comissão técnica traria desafios de adaptação, o que pode afetar o início da próxima temporada: “Com a possível permanência dele, é um trabalho de mais de um ano… Se chega alguém novo, é tudo diferente. Tem que entrar em uma dinâmica nova, pedidos novos… Você não pode garantir como vai ser. É um ponto de interrogação. A diferença é essa”.
A pressão pública não partiu apenas dos atletas em atividade. Rafinha, ex-lateral do clube e companheiro de Filipe Luís entre 2019 e 2020, também opinou sobre o impasse. Agora como comentarista, ele sugeriu que o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, reveja a questão financeira da renovação: “Se eu sou presidente, eu tenho que abrir um pouco o cofre, né? Abre um pouquinho o cofre. O Filipe merece. Já provou a qualidade que tem. Já provou muita coisa”.
Apesar do bom desempenho à frente do time — com títulos da Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa e Campeonato Carioca —, a renovação esbarra em desacordos sobre os vencimentos da comissão técnica. Filipe Luís teria aceitado os termos relativos ao próprio contrato, mas deseja que os valores dos auxiliares Ivan Palanco e Diogo Linhares sejam tratados separadamente, algo que ainda não foi definido pela diretoria.
Portanto, enquanto o Flamengo avalia reforços para 2026, como a possível contratação de Kaio Jorge, que está no Cruzeiro, a continuidade do treinador segue indefinida. A cúpula rubro-negra tenta equilibrar os aspectos financeiros com o desejo interno do elenco de manter o atual comando técnico.
A estrutura do futebol feminino do Flamengo voltou ao centro do debate após críticas feitas…
O zagueiro Léo Ortiz, contratado pelo Flamengo em 2024, enfrentou duras críticas após não participar…
A contratação de Jorginho pelo Flamengo, oficializada na janela de transferências do meio do ano,…
O vínculo de Filipe Luís com o Flamengo, que termina na próxima quarta-feira (31), segue…
O Flamengo está próximo de oficializar a chegada do zagueiro Vitão, que pertence ao Internacional.…
O Cruzeiro definiu uma postura rígida em relação à investida do Flamengo por Kaio Jorge.…