Flamengo

Flamengo foi o clube que mais vezes levou mais de 100 mil torcedores ao estádio do Maracanã; veja ranking

Houve um período no qual o Maracanã tinha capacidade para centenas de milhares de torcedores. Nesta época, entre 1950 e 1999, a Nação Rubro-Negra foi a mais presente entre os “superpúblicos” no histórico palco mundial – que completa 70 anos na terça-feira. Afinal, o Flamengo esteve envolvido em 112 dos 214 jogos do Maracanã que tiveram público igual ou superior a 100 mil.

Os números apresentados nesta reportagem são do levantamento feito pela RSSS Brasil (Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation).

O maior público da história do Maracanã entre clubes aconteceu em 15 de dezembro de 1963. O empate sem gols entre Fluminense e Flamengo – o Tricolor foi o mandante do clássico – foi assistido por 194 mil 603 torcedores, sendo 177.656 pagantes. Dono de melhor campanha no Estadual, o time da Gávea tinha a vantagem conquistou o Campeonato Carioca com o resultado.

Somente dois jogos superam o público do Fla-Flu de 1963. A decisão da Copa do Mundo de 1950 é a recordista, com 199.854 presentes (173.850 pagantes) na derrota do Brasil por 2 a 1 para o Uruguai, em 16 de julho de 1950.

No segundo lugar do ranking fica a vitória da Seleção Brasileira por 4 a 1 sobre o Paraguai, nas Eliminatórias para o Mundial da Suiça, em 1954. No dia 21 de março de 1954, foram 195.513 torcedores presentes, sendo 174.599 pagantes.

A última partida do Flamengo com mais de 100 mil torcedores no Maracanã foi em 18 de abril de 1999: vitória por 2 a 1 sobre o Vasco – com gols de Athirson e Romário – e título da Taça Guanabara. Exatos 21 anos depois, o lateral-relembrou a conquista em conversa exclusiva com o LANCE! – confira aqui.

As reformas pelas quais o estádio passou nas últimas duas décadas, para o Pan-Americano de 2007, Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, fizeram a capacidade cair para cerca de 65 mil lugares. Na última temporada, o maior público do Flamengo no Maracanã foi de 65.649 pagantes contra o CSA.

Não é ‘Clássico dos Milhões’ à toa

Entre os jogos do Maracanã com “superpúblicos” o que mais se repetiu foi o confronto entre os rivais Flamengo e Vasco. Foram 44 “Clássicos dos Milhões” com um público igual ou superior a 100 mil entre 1951 e 1999. São outros 32 “Fla-Flus” e 21 encontros com o Botafogo no histórico palco nesta condição.

Sem o time do Flamengo envolvido, o clássico que mais se repetiu com 100 mil ou mais torcedores, no Maracanã, foi Vasco e Fluminense -11 vezes -, seguido por Botafogo e Vasco (nove clássicos) e Botafogo e Fluminense (seis clássicos).

O número de jogos com 100 mil torcedores ou mais no Maracanã (RSSS Brasil):

  • Flamengo – 112 partidas
  • Vasco da Gama – 72 partidas
  • Fluminense – 57 partidas
  • Botafogo – 43 partidas
  • Seleção Brasileira – 37 partidas

Retirado de: Lance

Equipe Gávea News

View Comments

Recent Posts

Jornalista crava acerto de Lucas Paquetá com o Flamengo

A torcida rubro-negra tem motivos de sobra para comemorar. Depois de semanas de expectativa e…

3 dias ago

Perguntas a fazer aos vendedores antes de comprar um carro de luxo usado no Dubai

Comprar um carro de luxo é emocionante, mas entrar no mundo dos veículos de luxo…

5 dias ago

Experimente o Dubai com o máximo conforto através de carros de luxo com motorista e opções flexíveis de aluguer mensal

Dubai é uma cidade onde cada viagem se transforma em uma experiência de elegância, conforto…

5 dias ago

MC Games tem site totalmente renovado com tecnologia de ponta e novas funcionalidades na Home

A MC Games repaginou a home do seu site, marcando uma fase de modernização completa…

1 semana ago

PlayBet é a nova patrocinadora máster do ABC Futebol Clube a partir de 2026

A PlayBet, plataforma de jogos online e apostas esportivas pertencente ao C4B Gaming Group, anunciou…

2 semanas ago

América-RN fecha patrocínio com a MC Games para a temporada 2026

A MC Games, honrando o slogan "Sempre com você", anuncia o patrocínio do América Futebol…

2 semanas ago