Flamengo

Após rescisão da Rede Globo, emissora corre para viabilizar uma oferta pela transmissão do Campeonato Carioca

A rescisão de contrato da Globo pelo Campeonato Carioca mexeu com os bastidores das emissoras de TV, que correm atrás dos direitos de exibição do torneio após a desistência do canal carioca sob a alegação de que o Flamengo descumpriu o acordo de exclusividade ao transmitir um jogo pela internet, na última quarta-feira (1º).

Uma das interessadas, apurou o NaTelinha, é a RedeTV. Nos bastidores, o canal paulista corre para viabilizar a oferta pela transmissão do Campeonato Carioca a partir da próxima temporada. Nesta quinta, executivos se reuniram com advogados para estudar garantias jurídicas para oficializar uma proposta, já que os direitos pertenciam exclusivamente à Globo.

A RedeTV também busca a maneira mais eficaz e financeiramente vantajosa para incluir o Carioca em sua programação. Uma das alternativas seria um acordo de sublicenciamento com alguma plataforma de streaming; por exemplo, a Amazon, que quase fechou patrocínio com o Flamengo.

A emissora se espelha no sucesso da parceria com o DAZN nas transmissões de torneios na Itália, Turquia e México, além da Copa Sul-Americana, em 2019, que incomodou a Globo com jogos exclusivos do Corinthians.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da RedeTV disse que “não comenta assuntos estratégicos ou em negociação”.

Globo x Ferj x Flamengo

Na tarde desta quinta, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), organizadora do Campeonato Carioca, se manifestou a respeito da rescisão contratual da Globo. A emissora interpretou que o Flamengo descumpriu o acordo ao transmitir no YouTube a partida contra o Boavista, pela Taça Rio, segundo turno da competição.

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro foi surpreendida, nesta data, com a notificação da TV Globo sobre a rescisão de contrato dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca e ainda com a informação, no documento, de que a emissora garante o pagamento integral da cota de 2020. Assim sendo, a Ferj apresentará a contranotificação e entende que os clubes signatários do contrato, no momento e mesmo como mandantes, não devem exercer o direito de transmitir suas partidas até posterior decisão”, informou a entidade.

A decisão da Globo de rescindir o contrato é mais um capítulo da guerra com o Flamengo. O canal carioca não fechou acordo com o time rubro-negro para exibi-lo na TV aberta, fechada e Premiere no campeonato estadual.

Em função da MP 984, que autoriza a equipe mandante a vender os direitos de transmissão dos seus jogos, o Flamengo resolveu transmitir seu jogo contra o Boa Vista pela FlaTV. A Globo tentou barrar a exibição na Justiça, mas não houve um posicionamento do Desembargador a tempo e o confronto passou no YouTube.

Sendo assim, a emissora deu um ponto final na sua relação com o Campeonato Carioca. “O futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros”, concluiu a empresa.

Confira o comunicado da Globo na íntegra:

“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.

Comunicação Globo

Rio de Janeiro, 2 de julho de 2020″.

Créditos do texto: Na Telinha

Equipe Gávea News

View Comments

  • O que outras emissoras tanto esperavam aconteceu. Agora quem sabe poderemos ver nossos clubes em vários meios de comunicação!!!!!!! Achando tudo isso lindo.

  • Globo lixo , por essa vocês não esperávamos .Como já tinha dito o velho lobo, vocês vão ter que me engolir. Pra cima deles Mengão.

    • Já vai tarde globosta ....tentaram quebrar audiência do jogo do flamengo botando o bostafogo ao vivo mais se lascou tomou um banho da nação flamenguista...Fla tv detonou

  • Esse argumento da Globolixo não tem fundamento jurídico eu sou advogado e sei que o Flamengo está amparado pela MP em relação ao encerramento do contrato eles podem sofrer processo na Justiça pelos clubes que quiserem, pois essa justificativa que eles deram é fraca e não se sustenta.

  • Eu não quero nem saber quem vai transmitir qualquer jogo, eu quero é assitir os jogos na TV, qualquer TV

Recent Posts

Presidente da CBF abre o jogo sobre mudanças no calendário

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara um novo modelo de calendário para os próximos…

17 minutos ago

Definidos! Flamengo revela relacionados para enfrentar o Barcelona

O Flamengo confirmou os atletas relacionados para a final do Mundial de Clubes Sub-20. O…

43 minutos ago

Alvo do Vasco, cria do Ninho já curtia posts do clube quando estava no Flamengo

Ainda vinculado ao Flamengo, Matheus França protagonizou, em 2023, um gesto que gerou desconforto entre…

2 horas ago

Presidente do Fluminense fala sobre estádio do Flamengo: “coragem…“

O debate sobre a construção de um estádio próprio pelo Flamengo ganhou elogios do presidente…

3 horas ago

Jogador do Flamengo é citado por Luiz Henrique, ex-Botafogo, como o mais difícil de driblar

Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo, tem chamado atenção dentro e fora de campo. Recentemente, Luiz…

4 horas ago

Léo Ortiz, do Flamengo, entra na mira de clube da Europa

O mercado europeu segue de olhos bem atentos ao futebol brasileiro. Desta vez, quem ganhou…

5 horas ago