Destaques

Em estreia no SBT, Libertadores tem um terço dos jogos gratuitos

A Libertadores vive um novo cenário com a substituição da Globo pelo SBT na transmissão de TV Aberta com jogos de Palmeiras e Grêmio, nesta quarta-feira. No Brasil, a competição tem uma realidade a parte com um maior número de jogos disponível sem pagamento: um terço das partidas está em plataforma aberta entre o SBT e o Facebook.

Para efeito de comparação, o restante da América do Sul tem só três ou quatro jogos abertos do total de 16 da rodada da Libertadores. É uma fatia similar ao Brasileiro da Série A que tem entre 20% e 25% das partidas em plataforma aberta, no caso da Globo.

Essa realidade é consequência da concorrência realizada pela Conmebol em 2018 que dividiu a Libertadores em quatro pacotes diferentes sem especificar plataforma. Assim, a Globo comprou um pacote premium com 25 jogos e o Facebook ficou com as partidas de quinta-feira, um total de 27.

Assim, são 52 partidas da Libertadores fora de canais pagos de um total de 155. Os jogos mais decisivos, como finais e eliminatórias relevantes dos times brasileiros, passarão no SBT que tem prioridade de escolha.

Esse número alto de partidas em plataformas abertas é benéfico para a Conmebol em outro aspecto: exibição de patrocinadores. Ao contrário do que ocorria com a Globo, o SBT tem acordo para exibir os patrocinadores da Conmebol em suas transmissões, em inserções.

No caso do Facebook, houve problemas no início das transmissões da Libertadores em 2019 por conta de questões técnicas. Mas a empresa teve conversas com as telefônicas e, neste ano, houve sensível melhora nas transmissões. Nesta semana, a plataforma passará a reestreia do Flamengo, diante do Independente Del Valle.

Deste a concorrência, a Conmebol faria questão que houvesse um número de jogos em plataforma aberta para garantir a divulgação da Libertadores. Acredita que a competição ainda está em fase de expansão de promoção.

Além de SBT e Facebook, a Libertadores tem uma maioria de jogos em canais pagos, no caso a Fox Sports e a recém-criada Conmebol TV. Juntos, os dois canais transmitem um total de 13 ou 14 jogos de cada rodada da fase de grupo da Libertadores, isto é, menos os que estão no Facebook. A Fox tem a prioridade de escolha dos jogos que transmite, e a Conmebol TV fica com a segunda opção. E, assim, vai na sequência.

Retirado de: Rodrigo Mattos/UOL

Equipe Gávea News

View Comments

Recent Posts

Filipe Luís aponta principal culpado pelo empate do Flamengo

O Flamengo desperdiçou uma oportunidade valiosa de encostar na liderança do Grupo C da Libertadores…

1 minuto ago

A declaração de Filipe Luís após Flamengo x Central Córdoba

O Flamengo vive um momento de grande instabilidade na CONMEBOL Libertadores 2025. Após empatar em…

36 minutos ago

Carro com o goleiro Rossi é baleado no Rio de Janeiro

Na madrugada desta quarta-feira (08 de maio), jogadores do Flamengo passaram por momentos de tensão…

2 horas ago

Vídeo: a declaração de Gerson sobre o trabalho de Filipe Luís no Flamengo

Capitão do Flamengo, Gerson elogiou o início de carreira do técnico Filipe Luís, que foi…

3 horas ago

Grêmio empata com o Atlético Grau na Sul-Americana

Na noite desta quarta-feira (07), o Grêmio enfrentou o Atlético Grau no Estádio Alejandro Villanueva,…

10 horas ago

Cruzeiro é eliminado da Sul-Americana após empate com o Mushuc Runa

O Cruzeiro foi oficialmente eliminado da Copa Sul-Americana após empatar em 1 a 1 com…

11 horas ago