Flamengo inicia luta pela terceira final de Libertadores da história

Taça da Copa Libertadores da América no gramado do estádio do Maracanã (Foto: Conmebol)

Invicto e ultra favorito no confronto, o Flamengo inicia nesta quarta-feira no Maracanã a disputa da quinta semifinal de Libertadores de sua história, em busca da terceira final. O rubro-negro recebe o Barcelona-EQU às 21h30, com torcedores no estádio. A partia de volta acontece na quarta da semana que vem em Guayaquil, em virtude do adversário ter realizado campanha superior na fase de grupos.

Apesar do início avassalador do técnico Renato Gaúcho no comando do Flamengo, com apenas duas derrotas em 17 jogos, a derrota para o Grêmio no último domingo irritou a torcida, mais em virtude do desempenho que do resultado em si. Para muitos rubro-negros o técnico se equivocou na escalação inicial e nas substituições. Há um intenso debate nas redes sociais sobre a titularidade de alguns jogadores do time.

Por isso algumas dúvidas norteiam a provável escalação da equipe para o primeiro confronto da semifinal. Se David Luiz tiver condições de estrear, formará a zaga ideal ao lado de Rodrigo Caio. Caso o reforço ainda não esteja pronto, Léo Pereira e Gustavo Henrique brigam pela posição. Nas laterais devem jogar Isla e Renê, apesar do apelo dos torcedores por Matheuzinho e Ramon.

No meio-campo Diego terá condições de voltar, mas disputa vaga com Andreas Pereira e Thiago Maia. O belga naturalizado brasileiro pode aparecer também na vaga de Arrascaeta e aí a disputa é com Vitinho, que não foi bem diante do Grêmio. A dupla de ataque titular, Bruno Henrique e Gabigol, está confirmada.

Com 32 partidas na atual temporada, o Barcelona surpreendeu na fase de grupos da Libertadores ao terminar com a melhor campanha em uma chave com os gigantes Santos e Boca Juniors, deixando os brasileiros fora do mata-mata. De quebra eliminou o Velez Sarsfield (ARG) nas oitavas e o Fluminense nas quartas.

No Campeonato Equatoriano, entretanto, a equipe de Fabian Bustos faz discreta campanha e ocupa apenas a 7ª colocação da tabela. A equipe ficou 19 dias sem atuar entre a derrota por 1 a 0 para o Independiente Del Valle e a vitória por 3 a 2 sobre o Deportivo Cuenca na última sexta-feira. O Barcelona disputou nove semifinais de Libertadores e avançou duas vezes para a final: em 1990 eliminou o River Plate e em 1998 bateu o Cerro Porteño.

Retirado de: Diário do Fla