Cabine do VAR no Maracanã (Foto: Marcelo Theobald)
A temporada de 2021 caminha para o seu fim. Assim, já é possível fazer um balanço de algumas das estatísticas envolvendo este ciclo. Um dos fatores mais criticados por mídia, torcida e até os próprios clubes, se deve à arbitragem.
Neste ano, os árbitros escalados pela CBF cometeram uma série de erros claros nos mais diversos jogos do Campeonato Brasileiro. E o Flamengo foi um dos principais prejudicados.
Atualmente, o clube acumula 67 pontos no torneio, ocupando a vice-liderança da tabela e possuindo chances meramente matemáticas de conquistar o título do campeonato neste ano. Contudo, a situação poderia ter sido bem diferente se os árbitros não cometessem tantas falhas nos jogos do Mais Querido.
Ao todo, as chamadas do VAR já somam nove intervenções nas quais o Flamengo foi “prejudicado”, contra apenas quatro “a favor”. Com estes números, o Mais Querido figura entre os mais desfavorecidos devido a observações feitas pela arbitragem de vídeo. Desta forma, entre os clubes da Série A, apenas São Paulo e Fluminense possuem saldo inferior ao Flamengo em relação ao VAR.
Neste contexto, o Flamengo tenta se segurar na segunda colocação da tabela do Brasileirão e mira a vitória sobre o Ceará nesta terça-feira (30). A partida em questão será válida pela 36ª rodada do torneio nacional, e ocorrerá às 20h (horário de Brasília).
Em dia movimentado no noticiário rubro‑negro, o Flamengo venceu um confronto eletrizante com o Palmeiras…
Nesta quarta-feira (22), no Maracanã, Flamengo e Racing iniciam a semifinal da Libertadores às 21h30…
Nesta terça-feira (21), no Redação SporTV, Tim Vickery analisou a retomada de alto nível de…
Depois de Flamengo 3 a 2 Palmeiras no Maracanã, o debate sobre arbitragem seguiu intenso…
O Racing chega ao confronto decisivo contra o Flamengo, nesta quarta-feira (22 de outubro), pelas…
O Flamengo enfrenta o Racing, da Argentina, na quarta-feira (22 de outubro), pelo jogo de…
View Comments
E as intervenções nos jogos da semifinal contra o Atlético paranaense??? Aquela falta do Thiago Heleno indo pra cima do zagueiro do Flamengo no lance do gol de empate deles. E também a falta no Diego Ribas no lance do primeiro gol deles. Arbitragem parece bem tendenciosa contra nós.
Com exceção da mudança da expulsão de kayser, os demais lances foram intervenções corretas do VAR.
Os problemas que mais prejudicaram o Fla foram nos jogos contra o cuiaba (um penálti não marcado e um impedimento inventado de mateusinho) e tb no contra a chape (um impedimento ridículo que inventaram, em q Gabigol partiu do campo do Fla ÷ um penálti não marcado). Teríamos 6 pontos a mais (os 3 jogos foram empates) e um jogo a menos (será logo mais contra o Ceará).
Resumindo: a arbitragem prejudicou o Fla; já pra o atl mineiro só erra a favor.
O único erro da arbitragem a favor do Fla foi um penálti contra o bahia (deram penálti pra prejudicar o bahia e "ajudar" um certo time gaúcho).