Flamengo

Arrascaeta e o cavalo da sorte

Com apenas 2.450 habitantes, a pequena cidade uruguaia de Nuevo Berlin, situada às margens do Rio Uruguai, ocuparia apenas 3,1% da capacidade do Maracanã.

Se te falta tamanho para preencher as arquibancadas do cartão-postal do Rio de Janeiro, é na história do seu filho ilustre, o meia Giorgian de Arrascaeta, que Nuevo Berlín estará para sempre enraizada no templo sagrado do futebol.

Nascido na cidade, outrora um assentamento de imigrantes alemães no século 19, o Arrasca, como é carinhosamente chamado pela nação rubro-negra, firmou um compromisso com a bola desde cedo. 

Batizado em homenagem ao cavalo da sorte de seu pai, um jóquei que nunca perdeu uma corrida enquanto teve Giorgian, o equino, ao seu lado, Arrascaeta provaria através do seu talento que a diferença entre o que é sorte e o que é destino.

Primeiro trotes

Já aos 4 anos, o pequeno Arrasca encontrou seu primeiro time: o Pescadores Unidos, clube da sua cidade natal. Ainda dividido entre a bola e a sela, foi através de um infortúnio familiar que Arrascaeta teve seu destino selado. Ao presenciar uma queda do pai, que culminou em uma fratura de braço, o uruguaio decidiu que seria através dos seus pés, e não as patas de um cavalo, que selaria sua glória.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Ciente do talento do filho, Alfredo, pai de Arrascaeta, quase foi à falência por conta de um esquema pensado para estimular a dedicação do jovem às chuteiras. Em entrevista para o Globo Esporte, o patriarca contou que premiava o agora jogador do Flamengo com 5 pesos uruguaios para gol marcado nos torneios locais. O esquema foi abandonado após o jovem craque marcar 49 gols em uma única competição. “Tive que ganhar mais corridas e vender mais pães para pagar o Giorgian”, conta Alfredo.

Após se destacar nos torneios locais e em um torneio municipal no qual defendeu a seleção do estado do Rio Negro, Arrascaeta decidiu buscar seu lugar ao sol no futebol profissional. Após ser reprovado no Danubio, o jovem de 15 anos assinou com o Defensor Sporting em 2009.

Arrascaeta com a camisa do Defensor Sporting (Foto: Defensor Sporting/Divulgação)

A estreia na equipe profissional veio 3 anos depois, quatro meses antes do seu aniversário de 18 anos. Com boas exibições e constantes aparições no time titular, Arrascaeta conquistou o Torneio Clausura em 2013 e fez parte do elenco que caminhou até as semifinais da Libertadores de 2014, um feito inédito na história do time.

Logo o talento do uruguaio atraiu interessados e o Cruzeiro, atual campeão brasileiro à época e clube contra quem jogou no torneio sul-americano, contratou Arrascaeta em 2015 com um contrato firmado por cinco temporadas.

O sucesso no Brasil

Cérebro e maestro da equipe mineira, Arrascaeta não encontrou dificuldades para se adaptar ao futebol brasileiro. Com grandes atuações durante os quatro anos em que vestiu a camisa da Raposa, o meia conquistou o Campeonato Mineiro de 2017 e o bi-campeonato da Copa do Brasil, em 2017 e 2018.

Arrascaeta com a camisa do Cruzeiro (Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro Esporte Clube)

Graças ao desempenho, Arrascaeta protagonizou a venda mais cara do futebol brasileiro até aquele momento ao se transferir para o Flamengo em 2019 por 15 milhões de euros (R$ 63,7 milhões na cotação da época).

Com a camisa rubro-negra, Giorgian mostrou que o nome que lhe fora dado, por ser sinônimo de sorte, era mesmo predestinado. Já nos seus primeiros meses, o armador foi fundamental na conquista do Campeonato Carioca daquele ano. 

Peça-chave do histórico Flamengo de Jorge Jesus, o meia contribuiu ainda para a conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro com 18 gols e 19 assistências na temporada. Se isso já seria suficiente para cravar seu nome na história de um dos maiores clubes do mundo, Arrascaeta, assim como o jóquei tatuado sobre um cavalo que leva na perna direita, nunca parou de correr em busca da glória.

Um nome na história

Desde então, o uruguaio passou a empilhar taças e se tornou um dos maiores vencedores da história do Flamengo ao conquistar três Campeonatos Cariocas (2019, 2020 e 2021), duas Copas Libertadores da América (2019 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma Recopa Sul-americana (2020) e uma Copa do Brasil (2022).

Arrascaeta com a camisa do Uruguai (Foto: Divulgação/AUF)

O meia também segue escrevendo história pela Seleção do Uruguai, por quem disputou 42 jogos e marcou 10 gols, incluindo 2 na Copa do Mundo de 2022.

Individualmente, Arrascaeta foi três vezes eleito para a Seleção do Campeonato Brasileiro (2018, 2019 e 2022), ganhou três Bolas de Prata nos mesmos anos, foi três vezes eleito para a Seleção da Copa Libertadores da América (2019, 2021 e 2022), três vezes escalado para a Seleção ideal da América do Sul pelo jornal El País (2019, 2021 e 2022), ganhou uma Bola de Ouro da Copa do Brasil em 2022, entre vários outros prêmios.

Se tivesse que dar 5 pesos uruguaios para cada conquista do filho, Alfredo Arrascaeta provavelmente já teria gastado todas suas provisões. O que não seria motivo de nenhum arrependimento ou surpresa. Ao batizar seu filho com o nome do cavalo com o qual ganhou tantas corridas, Alfredo não jogou na sorte. Escreveu destinos!

O Flamengo agradece.

Fernando Valverde

Recent Posts

Atacante brasileiro ganha apoio no Real Madrid em meio a fase difícil

O atacante Rodrygo vive um momento delicado na reta final da temporada europeia. Aos 24…

2 minutos ago

Carlo Ancelotti, Jorge Jesus, Diego Simeone, Pep Guardiola, Mikel Arteta, Stefano Pioli, David Moyes, Luis Enrique, Matthias Jaissle, Jose Mourinho: os técnicos mais bem pagos do mundo

A Confederação Brasileira de Futebol oficializou nesta segunda-feira (12) o aguardado anúncio da chegada de…

7 minutos ago

A declaração de Gabriel Brazão sobre a fase do Santos

O Santos segue lidando com uma temporada de altos e baixos, e o empate sem…

12 minutos ago

Muita grana! Fluminense pode faturar caminhão de dinheiro na fase de grupos da Sul-Americana

O Fluminense tem pela frente um grande desafio na Copa Sul-Americana, quando encara o Unión…

17 minutos ago

Dorival Júnior surpreende e chama atenção no Corinthians

Nesta segunda-feira, o técnico Dorival Júnior marcou presença de forma inusitada no treino da equipe…

22 minutos ago

Ancelotti pode atingir feito inédito por seleções

Carlo Ancelotti, nome histórico do futebol europeu, terá pela frente uma missão singular à frente…

27 minutos ago