Categories: Botafogo

Conmebol se manifesta, punição para Textor e horário definido para o clássico: as últimas notícias do Botafogo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Botafogo se concentram nos bastidores do clube, com destaques como a manifestação da Conmebol e punição para Textor.

Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!

Horário definido para o clássico

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) confirmou os horários das semifinais do Campeonato Carioca Feminino, que contará com o clássico entre Flamengo e Botafogo. A partida de ida será neste sábado (2), na Gávea, às 10h, e terá transmissão pela Fla TV. O jogo de volta ocorrerá no sábado seguinte, dia 9, às 15h, com mando de campo do Botafogo, que ainda definirá o local. Vasco e Fluminense disputam a outra semifinal, também em dois sábados consecutivos, com locais ainda indefinidos para o confronto de volta. (leia a matéria completa)

FERJ

O Flamengo terminou a fase de grupos em segundo lugar do Grupo A, atrás do Botafogo, devido ao saldo de gols. Ambos venceram todos os jogos, mas o Botafogo teve melhor saldo, garantindo o direito de jogar a volta em casa e a vantagem do empate, conforme o regulamento do campeonato.

Essa diferença mínima nos critérios de desempate dá uma ligeira vantagem ao Botafogo para a disputa final das semifinais.

Com o Flamengo vindo de uma série de vitórias e estreando um novo uniforme, as expectativas são altas para o clássico decisivo. Além disso, o time alvinegro também enfrentará o Cuiabá pelo Brasileirão, o que pode influenciar na logística e no ritmo para a decisão.

Punição para Textor

John Textor, acionista da SAF do Botafogo, será julgado pela 5ª Comissão Disciplinar do STJD na quarta-feira, 30 de outubro, por acusações relacionadas a manipulação de resultados. As denúncias envolvem ofensas direcionadas a clubes e entidades, como Palmeiras, São Paulo e a Associação Brasileira dos Árbitros do Futebol (Abrafut), após declarações polêmicas sobre um suposto esquema de manipulação envolvendo jogadores do São Paulo na partida contra o Palmeiras em 2023. Textor sugeriu, sem provas concretas, que cinco atletas do Tricolor teriam influenciado o resultado do jogo, fundamentando-se em informações de uma empresa de inteligência artificial. (leia a matéria completa)

John Textor, dono da SAF do Botafogo — Foto: Reprodução

As acusações ao empresário incluem violação dos artigos 243-F e 221 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que tratam de ofensas à honra e uso indevido do sistema disciplinar. Caso condenado, Textor pode enfrentar uma suspensão de até 810 dias e uma multa de R$ 600 mil, enquanto a Procuradoria já havia sugerido uma pena de seis anos de suspensão e multa de R$ 2 milhões em julho deste ano.

Este julgamento ocorre em um momento delicado para o Botafogo, que disputa as semifinais da Libertadores contra o Peñarol no mesmo dia. A decisão do STJD pode impactar a gestão do clube, principalmente devido à intensidade das acusações e ao envolvimento direto de Textor com a administração do Botafogo.

Conmebol se manifesta

A Conmebol se pronunciou recentemente para esclarecer que não haverá restrições à presença da torcida do Botafogo no jogo contra o Peñarol, marcado para esta quarta-feira (30), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, como parte das semifinais da Libertadores. A decisão foi anunciada em resposta a declarações do Ministério do Interior do Uruguai, que, preocupado com a segurança dos torcedores brasileiros após os incidentes violentos no Rio de Janeiro, havia sugerido restrições. Esses eventos incluíram confrontos, destruição de quiosques e furtos, além de acusações de abusos policiais contra torcedores uruguaios, o que gerou tensões entre as torcidas. (leia a matéria completa)

Partida acontece nesta terça-feira (28), às 19h, no gramado do Monumental de Lima

Em campo, o Botafogo chega ao segundo jogo da semifinal com uma expressiva vantagem de 5 a 0 obtida na partida de ida no Estádio Nilton Santos. A vitória dominante permite ao técnico Artur Jorge, inclusive, a possibilidade de poupar alguns titulares para o confronto, já que a equipe está em posição favorável para garantir sua primeira classificação à final da competição continental. Com a tranquilidade conquistada no Brasileirão após vencer o Bragantino, o Botafogo visa focar na disputa continental com mais segurança.

A partida será realizada às 21h30 (horário de Brasília), e caso o Botafogo confirme a vaga na final, o clube irá direcionar seus esforços para a decisão do torneio. Além da Libertadores, o Glorioso se prepara para o próximo compromisso no campeonato nacional, quando enfrentará o Vasco, também no Estádio Nilton Santos, na sequência de sua trajetória na temporada.

Matheus Felipe

Recent Posts

Filipe Luís responde de forma oficial proposta para trabalhar na Europa

Filipe Luís recusou uma proposta do Fenerbahçe e decidiu seguir no comando do Flamengo. O…

6 horas ago

Palmeiras aplica goleada e chega mais perto do Flamengo

O Palmeiras goleou o Internacional por 4 a 1 no Allianz Parque, neste sábado (13…

6 horas ago

Desfalque do Flamengo deixa torcida em alerta

O Flamengo visita o Juventude no domingo (14 de setembro), às 16 horas (horário de…

7 horas ago

De la Cruz pede a saída de De la Cruz do Flamengo

A coincidência de nomes entre o meio-campista Nicolás De La Cruz, do Flamengo, e um…

8 horas ago

Juventude x Flamengo: inteligência artificial crava resultado do jogo

O Juventude vai enfrentar o Flamengo, na tarde deste domingo, em partida válida pela 23ª…

10 horas ago

Flamengo: Bruno Henrique está liberado para jogar

O caso de Bruno Henrique, atacante do Flamengo, avançou após uma punição inicial nas esferas…

11 horas ago